Xbox vai acabar? Jogos cancelados e ondas de demissões

Todos se lembram quando a Microsoft havia anunciado a compra de inúmeros estúdios. Alguns deles eram simplesmente gigantes. Assim, houve uma enorme expectativa de jogos exclusivos para o Xbox de altíssima qualidade. No entanto, as coisas não foram bem assim com o passar do tempo.

Ultimamente, esses mesmos estúdios vêm sofrendo ondas de demissões e cancelando vários jogos importantes. De fato, não há como ignorar o quanto essa situação está afetando diretamente os games do Xbox. E isso não é tudo, muitos gamers estão cientes da situação e até mesmo fazem protestos por conta de algumas decisões controversas, como o uso de IA em jogos.

Embora Phil Spencer, o CEO do Xbox, adote uma postura mais otimista e exalte o sucesso do ecossistema, muitos enxergam essas ondas de demissões como algo que vai muito além de um simples “corte de gastos”. Vamos mencionar alguns dos estúdios impactados. Além de haver demissões em muitos deles, outros vivem um forte clima de tensão por conta da atual crise.

 

Estúdios afetados e demissões em massa

 

Halo Infinite
Imagem de Halo Infinite.

 

Responsável pela franquia Halo, a Halo Studios sofreu fortes demissões em 2023. No contexto atual, o estúdio vem lidando com uma grande reestruturação. Hoje, existe um foco no suporte de Halo Infinite. Apesar disso, ex-funcionários criticaram a atual gestão do seu desenvolvimento.

De acordo com um relatório do dia 2 de julho, a Microsoft tinha a intenção de demitir cerca de 9000 funcionários. Essa medida realmente foi confirmada ainda no mesmo dia. O momento atual do Halo Studios também não é nada confortável.

Um suposto desenvolvedor anônimo revelou ao Engadget que as coisas já estavam tensas antes mesmo dos cortes. Além disso, esta mesma fonte mencionou um tipo de “falta de moral interna”, assim como um clima de insatisfação em relação ao nível de qualidade atual.

 

Jogos cancelados

 

Blizzard Entertainment
“Blizzard Entertainment”.

 

A holding ZeniMax, que inclui estúdios como Bethesda Game Studios, Arkane, Tango Gameworks e id Software, também sofreu impactos. Obviamente, isso reflete em seus estúdios e jogos de alguma forma. Segundo o Omelete, tanto a ZeniMax quanto a King realizarão cortes de funcionários. Ainda de acordo com o site, um novo MMORPG da ZeniMax Online foi cancelado. Aparentemente, seu codinome seria “Blackbird”.

Agora, vamos continuar falando um pouco sobre o cancelamento de jogos. Inclusive, alguns deles chamaram bastante atenção por conta das expectativas altas. Dessa vez, iremos mencionar Everwild e Perfect Dark. Este último seria um reboot da franquia clássica e, obviamente, muito aguardado. O estúdio The Initiative era o responsável pelo seu desenvolvimento. Contudo, como ele foi completamente fechado, o jogo foi cancelado. A própria Microsoft confirmou as decisões.

Everwild também era outro jogo que os fãs aguardavam bastante, e o seu cancelamento certamente deixou muitos surpresos. Diversos veículos de comunicação confiáveis já confirmaram a decisão. A Rare, que é o estúdio responsável, não chegou a se pronunciar oficialmente. Apesar disso, declarações de diversas fontes internas deixaram tudo praticamente claro para a imprensa.

Embora não se trate de um cancelamento propriamente dito, é importante mencionar o fato de que Warcraft Rumble não receberá novos conteúdos. A própria Blizzard já confirmou isso, e muitos fãs esperam um encerramento definitivo no futuro.

 

Uso de IA em jogos

 

Call of Duty: Black Ops 6
Wallpaper de Call of Duty: Black Ops 6.

 

Por outro lado, muitos sugerem que o uso crescente de inteligência artificial poderia estar gerando influência nessas demissões. Satya Nadella, o CEO da Microsoft, já revelou que o Xbox poderá criar jogos inteiros com IA no futuro. É importante lembrar que algumas produções recentes, como Call of Duty: Black Ops 6, já usam a ferramenta para a geração de alguns ativos.

O crescente uso de inteligência artificial é um tema bastante polêmico e divide muitas opiniões ao redor do mundo. No âmbito dos games, não é tão diferente. A falta de hesitação da Microsoft em usar a ferramenta chamou muita atenção, e vários fãs ficaram insatisfeitos com a postura.

 

Protestos ao redor do mundo?

 

Arte de controle do Xbox
Arte de controle do Xbox.

 

Diante de todas essas decisões polêmicas, muitos usuários do Xbox afirmam estar “protestando” contra as práticas que vêm sendo adotadas. Além disso, a forma de protestar também chamou muita atenção. De acordo com muitos usuários, eles estariam cancelando assinaturas do Game Pass e até mesmo vendendo os seus consoles.

Em outras palavras, estamos falando de usuários que estariam deixando de consumir o Xbox, bem como o seu principal serviço, o Game Pass. Este basicamente representa a maior estratégia para atrair jogadores, já que o seu custo-benefício recebe elogios com frequência. Assim, se o “protesto” realmente estiver em grande escala, poderia representar um grande prejuízo ao Xbox.

 

Game Pass insustentável?

 

Game Pass Ultimate
Wallpaper (Game Pass Ultimate).

 

No final de semana passado, soubemos de uma declaração oficial bastante polêmica de Raphael Colantonio, o criador de Dishonored e Prey. De acordo com ele, o Game Pass seria financiado com “dinheiro infinito”. Portanto, isso poderia estar prejudicando a indústria a longo prazo.

Além disso, Michael Douse, da Larian Studios, também se pronunciou um pouco sobre o assunto. “E quando esse dinheiro acabar?”, questionou ele. De qualquer forma, a questão da sustentabilidade (ou não) do Game Pass não é de agora. Considerando o nível de qualidade dos jogos que o serviço oferece, muitos realmente questionam se os valores acessíveis compensam tudo no longo prazo.

Em outras palavras, será que “a conta fecha”? É uma pergunta difícil de responder, já que os balanços financeiros da Microsoft carecem de certa transparência, principalmente em relação ao Xbox. Fora que o Game Pass é basicamente a principal estratégia para atrair usuários para o ecossistema.

 

O futuro do Xbox em jogo

 

Controle do Xbox
Controle do Xbox.

 

Independente do desfecho de toda essa história, não há como negar que toda a crise irá definir o futuro do Xbox. Se o desfecho será positivo ou não, tudo dependerá das decisões estratégicas atuais, assim como os seus impactos no longo prazo.

Conforme vimos, as ondas de demissões são muito mais do que simples “cortes de gastos”, e os jogos cancelados estão longe de serem simples. Além disso, os estúdios que fecharam ou sofreram grandes impactos são gigantes e exigiram muitos investimentos. Em relação às vendas, historicamente, o Xbox vem levando a pior contra o seu rival, o PlayStation.

Se o Game Pass realmente estiver insustentável, é questão de tempo até que haja consequências graves, e o ecossistema perca ainda mais jogadores. E para piorar, estes sabem ou têm noção de tudo o que está acontecendo. Há relatos de que eles promovem protestos ao redor do mundo que chamam atenção e, em teoria, causariam impactos financeiros significativos. Juntando todos esses fatores, muitos questionam, com razão, o futuro do Xbox no mercado.

 

Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e siga a gente nas nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo!

Author Jhonatan
Published
Categories Jogos

Comments

No Comments

Deixe um comentário