Alguns rumores vêm circulando na internet em relação à possibilidade de que jogos da Sony possam rodar no sucessor do Xbox Series X/S. As primeiras circulações pareciam bem fundamentadas e até faziam sentido. Segundo elas, o novo Xbox poderia se apropriar de uma pequena “brecha” para rodar outros jogos.
Inicialmente, a notícia pode ter empolgado os fãs do próprio Xbox, já que a qualidade dos lançamentos da empresa japonesa costumam ter muita qualidade e convencem muitos jogadores a comprarem o PlayStation ao invés do console da Microsoft. Contudo, de acordo com os rumores, isso poderia acabar. Para começar, o novo Xbox não seria um “console tradicional”, mas um portátil. Entenda melhor a situação.
Sistema Windows embutido

Os rumores indicam que o sucessor do Series X/S iria contar com um sistema Windows embutido. Sabemos que essa mudança tem todas as características da Microsoft e, embora seja radical, realmente soa possível, considerando o perfil da empresa americana. O Windows Central e o The Verge falaram sobre essa mudança.
Praticamente, a polêmica sobre a possibilidade que mencionamos gira em torno dessa grande mudança. Com ela, os jogadores poderiam usar o videogame como se fosse um computador. Com isso, haveria uma permissão para acessar diversas lojas virtuais. E é aqui que entra o nosso próximo ponto.
A “brecha” na Steam e na Epic Games

Atualmente, sabemos que os exclusivos da Sony podem ser encontrados na Steam. Dessa forma, usuários de PC podem comprar os títulos por lá e aproveitá-los. Voltando ao caso do “novo Xbox“, de acordo com o que vimos, isso seria perfeitamente possível, uma vez que os usuários poderiam acessar a loja por meio do portátil da Microsoft.
A mesma coisa poderia ser dita em relação à Epic Games, já que os lançamentos da Sony também podem ser encontrados lá. Com isso, quando analisamos a possível proposta da Microsoft com o seu novo portátil, as coisas realmente parecem se encaixar e fazer sentido. Entretanto, vamos ver que não parece ser bem assim.
“Contra-ataque” da Sony?

É uma questão de lógica concluir que a empresa japonesa não deixaria isso barato. Afinal, seria uma concorrência exorbitante. Conforme mencionamos, muitos usuários de PlayStation só existem por causa dos famosos “exclusivos da Sony”. E não dá pra culpar essas pessoas, os jogos realmente são muito bons.
De qualquer forma, podemos esperar uma forte reação. O jornalista Jez Corden falou sobre o assunto. “PlayStation pode bloquear seus jogos no Steam de um ‘Xbox’ PC? Sim, 100% pode”, afirmou ele. E para fundamentar isso, o jornalista relembrou os casos de restrições de títulos do GeForce Now.
Além disso, a Microsoft poderia enfrentar fortes dificuldades com a sua própria decisão, ocasionando um possível “tiro no pé”, já que haveria uma perda de receita para a Valve e para a Epic. E é bom lembrar que não é comum cobrar por multiplayer no PC, o que seria um novo desafio. Analisando esses pontos, podemos concluir que a grande mudança é altamente improvável.
Quer comprar um Xbox Series X?
Se você ainda não entrou na nova geração de consoles e deseja aproveitar os benefícios do hardware do Series X, não perca mais tempo! Clique AQUI e garanta já o seu console pela Amazon!
Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e siga o Vale nas redes sociais para ficar por dentro de tudo!