Comissão Europeia, entidade executiva da União Europeia responsável pela regulamentação antitruste, deu sinal verde para a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. Após uma análise minuciosa, concluíram que as preocupações relacionadas ao monopólio no mercado de jogos em nuvem não foram consideradas significativas o bastante para impedir a transação.
Em abril de 2023, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), órgão regulador do Reino Unido, utilizou o argumento de que a aquisição teria um impacto negativo no setor de serviços em nuvem, e com base nesse argumento, decidiu bloquear a transação.
Conforme a agência Reuters, a aquisição, avaliada em US$ 69 bilhões, representa um dos maiores acordos no setor de jogos em mais de dez anos.
A Comissão Europeia, responsável pela regulação na UE, afirmou que a aprovação ocorreu após a Microsoft se compromete a oferecer acordos de licenciamento gratuitos por um período de 10 anos aos consumidores europeus, além de serviços de streaming de jogos em nuvem.
“[Com isso], eles melhoram significativamente a condição de streaming de jogos em nuvem em comparação com a situação atual, e é por isso que os consideramos pró-competitivos [e aprovamos a compra]”, declarou a chefe antitruste da União Europeia, Margrethe Vestager.
A proposta de aquisição resultaria na incorporação de franquias de renome como “Call of Duty” e “Candy Crush” pela empresa fundada por Bill Gates. A Microsoft já possui uma presença significativa no mercado de jogos em nuvem devido ao seu serviço chamado Xbox Game Pass, frequentemente comparado a uma “Netflix de jogos de Xbox”. Esse serviço oferece acesso a uma extensa biblioteca com mais de 100 jogos para Xbox 360 e Xbox One.
Microsoft anseia concluir a compra da Activision Blizzard
Após a decisão da CMA de bloquear a aquisição, a Microsoft emitiu um comunicado afirmando seu total comprometimento com o negócio e anunciando sua intenção de recorrer da decisão. Por sua vez, a Activision expressou sua determinação em colaborar intensamente com a Microsoft para reverter a decisão.
“Vamos reavaliar nossos planos de crescimento para o Reino Unido”, disse a Activision. “Inovadores globais grandes e pequenos perceberão que – apesar de toda a sua retórica – o Reino Unido está claramente fechado para negócios.”
Para que o negócio seja concluído, é necessário obter a aprovação dos órgãos reguladores do Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia. Nos Estados Unidos, o Federal Trade Commission (Comissão Federal do Comércio) tomou medidas legais em 8 de dezembro de 2022 visando impedir a aquisição da Activision.
Teste o Amazon Prime por 30 dias de graça para assistir vários sucessos de bilheteria pelo Prime Video. Garanta também muitos outros benefícios como, entrega rápida e grátis para todo o Brasil em milhões de produtos enviados pela Amazon. Ganhe mensalmente jogos, conteúdos exclusivos, assinaturas de canais da Twitch, e muito mais.
Por fim, não deixe de acompanhar o Vale do Pontar para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da cultura pop. Além disso, nos acompanhe também no Discord, Twitch, Youtube, Twitter, Facebook e Instagram!
Fonte: G1.
Veja também
https://valegeek.com.br/cultura-pop/jogos/amazon-anuncia-novo-mmo-de-o-senhor-dos-aneis/
Comments
Comments are closed.