Sexta-feira 13 é sempre uma data envolta em uma aura soturna e supersticiosa, geralmente associada ao azar e ao lado sombrio do mundo. Entretanto, este clima mórbido encontrou uma forma de se expandir do imaginário popular para a cultura pop, ganhando aspectos de um Halloween fora de época. Pensando nisso, decidimos rememorar uma franquia que se tornou um dos maiores ícones desta data. Relembre os filmes da franquia Sexta-Feira 13, responsável por imortalizar Jason Voorhees, um dos assassinos em série mais notórios do cinema. Existem doze filmes no total, incluindo uma reinicialização em 2009 e um crossover de Freddy Krueger e Jason Voorhees de 2003.
Sexta-feira 13 (1980)
O primeiro filme segue um grupo de monitores de acampamento enquanto tentam reabrir o acampamento de verão de Crystal Lake mais de 20 anos depois de ter sido fechado quando um menino se afogou no lago. Assassinatos misteriosos começam a perseguir os conselheiros, e eles não podem deixar de se perguntar se Jason, o menino afogado há mais de duas décadas, está de alguma forma se vingando.
Sexta-Feira 13 Parte 2 (1981)
A única sobrevivente do filme anterior, Alice, fica traumatizada após as mortes que presenciou. Agora, cinco anos depois, um programa de treinamento de conselheiros de acampamento começa perto do acampamento Crystal Lake e assassinatos violentos começam mais uma vez. A ideia original era que este fosse um filme de antologia, baseado na superstição da sexta-feira 13. No entanto, após a popularidade do primeiro filme, os cineastas optaram por continuar a história em torno de acampamento Crystal Lake. O filme marca a estreia de Jason Voorhees como o principal antagonista da série.
Sexta-feira 13 Parte III (1982)
Amigos passam o fim de semana em uma cabana perto de Crystal Lake quando Jason retorna, agora com sua infame máscara de hóquei, para continuar sua vingança. Se você perguntar aos fãs de Jason qual é seu filme favorito, este certamente estará presente em algumas respostas. Apesar de hoje seus efeitos 3D parecerem toscos, à época de seu lançamento foi o suficiente para produzir uma atmosfera ainda mais mórbida. O filme marca a primeira aparição da máscara de hóquei de Jason , que desde então se tornou uma marca registrada tanto do personagem quanto da franquia, além de um ícone do cinema americano e do gênero terror em geral.
Sexta-feira 13: O Capítulo Final (1984)
Jason é considerado morto e levado para o necrotério, mas ele escapa e está à solta mais uma vez. Ele retorna a Crystal Lake e começa a perseguir um grupo de adolescentes, incluindo o jovem Tommy Jarvis e sua família. A estreia do personagem Tommy Jarvis, que faria outras aparições em duas sequências e mídias relacionadas, é um marco para a franquia. Nos filmes seguintes ele acabou se estabelecendo como o arqui-inimigo de Jason. De acordo com o site Collider, O Capítulo Final nos apresenta a versão mais assustadora de Jason. O filme originalmente deveria ser o capítulo final da série, mas seu sucesso levou a Paramount Pictures a produzir uma sequência.
Sexta-Feira 13: Um Novo Começo (1985)
Cinco anos depois de matar Jason, um traumatizado Tommy Jarvis é internado em vários hospitais e depois em uma casa de recuperação perto de Crystal Lake. Mas o assassino da máscara de hóquei logo retorna e outra série de assassinatos começa. O filme apresenta um grande número de assassinatos em tela. Além de seu sangue e violência, este capítulo da saga de Jason também se tornou conhecido por sua nudez explícita e cenas de sexo. Este também é o primeiro filme a se afastar do cenário do acampamento Crystal Lake.
Sexta-feira 13 Parte VI: Jason Vive (1986)
Quando Tommy Jarvis retorna ao cemitério para garantir que Jason está morto, ele acidentalmente o traz de volta à vida e agora deve detê-lo mais uma vez. Enquanto Jason retorna a Crystal Lake para outra matança, Tommy deve superar seu medo do assassino mascarado que o assombra há anos e encontrar uma maneira de detê-lo de uma vez por todas. Este capítulo trás uma versão de um Jason morto-vivo e mais poderoso, que se tornaria a representação padrão para o resto da série.
Sexta-Feira 13 Parte VII: A Matança Continua (1988)
Quando uma adolescente acidentalmente mata seu pai em Crystal Lake, ela descobre seus poderes telecinéticos. Anos depois, são esses poderes que ressuscitam Jason sem saber. A Matança Continua pretendia ter um padrão de qualidade superior ao das produções anteriores, com diretores de alto nível sendo considerados para dirigir o projeto. Após vários conceitos fracassados, o roteirista Daryl Haney sugeriu uma ideia semelhante a “Jason vs. Carrie”, em que Jason lutaria contra uma adolescente com habilidades psicocinéticas.
Sexta-Feira 13 – Parte VIII: Jason Ataca em Nova York (1989)
Despertado mais uma vez, a próxima missão de vingança de Jason é perseguir e matar um grupo de alunos do ensino médio em um cruzeiro rumo à Nova York. A bordo do cruzeiro o adolescente Jim Miller conta a sua namorada, Suzi, sobre a lenda de Jason Voorhees, antes de pregar uma peça nela com uma máscara de hóquei e uma faca de apoio. Posteriormente, a âncora do barco danifica alguns cabos submarinos, que se arrastam sobre o cadáver de Jason, que ainda está acorrentado no fundo do lago, e o revive. Ele sobe a bordo, pega a máscara e mata Jim com um arpão antes de empalar Suzi. Após os baixos retornos de bilheteria, a Paramount Pictures vendeu os direitos do personagem de Jason Voorhees para a New Line Cinema.
Jason Vai para o Inferno: A Última Sexta-Feira (1993)
Este filme segue o espírito de Jason que possui várias pessoas para continuar seus assassinatos após sua morte. Para ressuscitar, Jason deve encontrar e possuir um membro de sua linhagem, mas também pode ser morto permanentemente por um de seus parentes sobreviventes usando uma adaga mágica.
Jason X (2001)
Neste capítulo, a produção decidiu apostar em uma mistura do terror com a ficção científica. Jason X leva a franquia de Sexta-Feira 13 para o espaço. Jason é congelado criogenicamente depois que seu corpo é apreendido por uma instalação do governo perto de Crystal Lake. Mais de 400 anos depois, a Terra é inabitável e Jason é acordado e levado em uma nave espacial, onde começa sua próxima matança. Enquanto outros filmes da franquia abordam Jason como um serial killer humano ou um monstro morto-vivo, este o transformou pela tecnologia do futuro em um ciborgue.
Freddy vs. Jason (2003)
Freddy Krueger do universo A Hora do Pesadelo se junta a Jason neste crossover. Uma década após a última fúria de Freddy, ele ressuscita Jason com um plano para retornar a Elm Street. Freddy está enfraquecido e esquecido porque os cidadãos de sua cidade natal, Springwood, o derrotaram usando medicamentos que reprimem os sonhos. Então, ele desperta Jason para incitar o medo e aumentar seus poderes para que ele possa retornar e matar novamente. Jason, no entanto, acaba não sendo tão facilmente controlado quanto Freddy pensava inicialmente, e os dois assassinos em série sobrenaturais entram em conflito.
Sexta-Feira 13 (2009)
A franquia retorna com um novo elenco para reimaginar os primeiros quatro filmes em uma única história. Estrelado por Jared Padalecki (Supernatural), Amanda Righetti, Julianna Guill, Danielle Panabaker e outros, o filme de 2009 segue um grupo de jovens adultos acampados em Crystal Lake, onde encontram Jason. O personagem Jason Voorhees foi redesenhado como um assassino esguio e rápido com uma história de fundo que permite ao espectador sentir simpatia por ele, mas não o suficiente para que ele perca sua ameaça. Mantendo o tom do filme, a máscara de Jason foi recriada a partir de um molde da máscara original usada na Parte III, embora possuísse mudanças sutis.
Haverá outro filme de Sexta-Feira 13?
Com 12 filmes produzidos e um crossover com Freddy Krueger, pode parecer que o filme de 2009 foi realmente o fim da franquia Sexta-Feira 13. Porém, os fãs de Jason podem se alegrar, pois o estúdio A24 está produzindo uma série para o Peacock (um serviço de streaming de vídeo sob demanda). Embora não haja data de lançamento anunciada, o site Variety informou que “Crystal Lake” será uma “prequela expandida” escrita por Bryan Fuller, que criou a série de suspense Hannibal.
Como assistir aos filmes de Sexta-Feira 13
Que tal aproveitar a sexta-feira de uma maneira divertida e assustadora? Experimente uma maratona de “sexta-feira 13” e veja os visitantes de Crystal Lake tentarem matar o misterioso Jason, apenas para perceber que ele está de volta e pronto para matar no próximo. Na verdade, haverá ainda outra chance em 2023 para uma exibição autêntica numa sexta-feira 13: dia 13 de outubro.
Os filmes da franquia Sexta-feira 13 estão disponíveis para aluguel no Amazon Prime, YouTube TV, Apple TV, Vudu ou Google Play Movies, e alguns estão disponíveis com uma assinatura Starz ou uma assinatura Starz premium adicional no Hulu ou Amazon. Você pode assistir ao primeiro filme Sexta-Feira 13 no Paramount+.
Caso você não possua Amazon Prime, mas tenha o desejo de adquiri-lo, pode fazêlo clicando aqui. Assinando pelo nosso link você ajudará o Vale do Pontar a se manter na ativa e continuar produzindo conteúdo sobre a cultura pop em geral.
Por fim, não deixe de acompanhar o Vale do Pontar para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da cultura pop. Além disso, não deixe de nos acompanhar também na Twitch, Youtube, Twitter e Instagram!
AUTOR DA MATÉRIA: Allan F. F. Gouvea
Veja também
https://valegeek.com.br/the-witcher/fa-filme-br-de-the-witcher-ganha-data-de-estreia/
Comments
Comments are closed.