A série de The Witcher da Netflix veio com grande popularidade e junto da visibilidade desta, seu autor Andrzej Sapkowski está aparecendo mais e comenta sobre sua obra The Witcher, bem como a adaptação que a netflix fez.
Em sua mais recente declaração, o autor fala sobre a etnia dos personagens e falou sobre os elementos eslavos de The Witcher, confira:
“Sapkowski: Muitos espectadores têm um problema aparente com, por exemplo, nilfgaardianos negros e nortistas. Por que você acha que poucos espectadores prestam atenção aos zerrikanos negros (que eram louros no livro), mas tantos não conseguem superar um elfo negro?
Tanto quanto me lembro, a cor da pele não é discutida em detalhes nos meus livros, para que os adaptadores possam mostrar livremente sua arte, tudo é possível e tudo é permitido. É assim que poderia ter sido, afinal. Eles fizeram meus zerrikanos loiros de cabelos escuros nos quadrinhos, porque o artista tinha sua liberdade artística. Em “Troy: A Queda de uma Cidade”, da Netflix, Aquiles é interpretado por um ator negro. Aquiles era, como sabemos, filho do rei Peleu da Tessália e da nereida Tétis. A série parece questionar isso “como sabemos” e sugerir uma interferência núbia. E foi isso que poderia ter acontecido também, afinal.
Entrevistador: Você já enfatizou muitas vezes que The Witcher não é uma história medieval nem eslava. Você está surpreso com as constantes tentativas de atribuir origem polonesa aos seus personagens?
S: Estou muito surpreso. Geralt tem um nome bonito e “eslavo”, existem algumas vibrações “eslavas” nos nomes de pessoas e lugares. Há o leshen (espírito do bosque) e a kikimora – mas você também tem a pequena sereia de Andersen e a besta de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont. Eu acho que é necessário repetir isso: The Witcher é uma fantasia clássica e canônica, há tanto espírito eslavo quanto veneno na ponta de um palito de fósforo, para citar as palavras de Wokulski para Starski*. “
Concorda com o autor ou não? Conte pra gente qual sua opinião quanto a isso e fiquem ligados no Vale para saber mais sobre Sapkowski e The Witcher!
Comments
No Comments