Plágio ou coincidência? Entenda a polêmica da nova série da Netflix 1899

A Netflix mal lançou sua nova série e já está dando o que falar. O thriller 1899, produzido por Baran bo Odar e Jantje Friese, casal criador da aclamada série Dark, está dominando o top 10 dos principais programas de TV.

Os assinantes do streaming têm devorado a série repleta de muito mistério e reviravoltas. Isso a impulsionou para a segunda posição no ranking durante toda a semana e colocando-a logo atrás da série nº 1 por apenas alguns milhões de horas no total.

No entanto, o que está realmente tornando a série muito popular aqui no Brasil é a polêmica envolvendo a obra da quadrinista brasileira Mary Cagnin. No domingo (20) ela usou o Twitter para compartilhar similaridades que encontrou entre a série e sua HQ, Black Silence, publicada em 2016 e disponibilizada gratuitamente pela mesma na internet. Ela afirma que há referências visuais e até de desenvolvimento de personagens de sua obra em 1899.

https://twitter.com/marycagnin/status/1594190866041610240

“Já chorei horrores. Meu sonho sempre foi ser reconhecida pelo meu trabalho nacionalmente e internacionalmente. E ver uma coisa dessas acontecendo realmente parte meu coração. Sabemos que no Brasil temos poucas oportunidades para mostrar nosso trabalho e ser reconhecido por ele”, declarou Cagnin.

Em seus tweets sobre o caso, Cagnin levantou a hipótese de que os autores da série poderiam ter tido contato com a obra Black Silence por conta de sua participação na Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, em 2017.

“Participei de painéis e distribuí o quadrinho para diversos editores e pessoas do ramo. Não é difícil de imaginar o meu trabalho chegando neles. Eu não só entreguei o quadrinho físico como disponibilizei a versão traduzida para o inglês”.

Por sua vez, Baran bo Odar manifestou-se sobre a acusação de plágio recebido pela quadrinista contra a série. Pelo Instagram, o roteirista respondeu uma mensagem de apoio de um fã e escreveu sua própria resposta á acusação.

“Obrigado por essas palavras gentis, elas significam muito para nós. Como já mencionei: infelizmente, não usamos esta artista, seu trabalho ou seus quadrinhos. Nós nunca roubaríamos o trabalho de outra artista, pois sentimos que somos artistas também. Entramos em contato com ela, então espero que ela retire essas emoções. A internet se tornou um lugar estranho, e peço por mais amor ao transformou de ódio”, escreveu Odar.

A co-criadora, Jantje Friese também se pronunciou no Instagram, alegando que só tomou conhecimento da existência de Black Silence no último domingo (20). Também sugeriu que a acusação de Cagnin é “um plano para vender mais edições de sua  graphic novel”.

“Ah, internet! Não posto nada há anos porque, francamente, acho que as redes sociais se tornaram tóxicas. As últimas 24 horas provaram isso. Para contextualizar: uma artista brasileira alegou que plagiamos sua graphic novel. Para deixar claro: Até ontem, sequer sabíamos da existência dessa HQ. Ao longo de dois anos, colocamos dor, suor e exaustão na criação de 1899. Esta é uma ideia original e não foi baseada em nenhum material anterior. No entanto, temos sido bombardeados com mensagens – algumas delas feias e ofensivas. Alguém grita lobo e todos pulam sobre ele, sem nem mesmo verificar se as afirmações fazem algum sentido. Claro que se isso for alguma estratégia para vender mais edições da graphic novel: bela jogada.”

Mas afinal, o que é a série?

1899 acompanha os passageiros e tripulantes do navio Kerberos. Trata-se de um grupo multicultural que deixa a Europa rumo a Nova York, esperando encontrar uma nova vida no outro continente. No entanto, a viagem toma um novo rumo quando eles encontram o Prometheus, um navio que desapareceu sem deixar rastros alguns meses atrás. Confira o trailer a seguir.

https://youtu.be/hxGXPirkFGU

E o que é a HQ?

Em Black Silence, segundo a sinopse oficial, o futuro da Terra está com os dias contados, e uma equipe de astronautas é convocada para fazer reconhecimentos de um planeta que pode ser a única chance de sobrevivência dos seres humanos. Lucas, um biólogo que está com a carreira ameaçada, aceita uma proposta de uma militar e embarca em uma missão que promete mudar tudo o que ele acreditava ser verdade.

HQ Black Silence

As duas obras transitam entre o campo da ficção científica e carregam como referências muitos símbolos e desenhos que estão presentes ao longo das respectivas tramas, como pode ser verificado nas principais comparações encontradas abaixo.

Comparação 1899 VS Black Silence

Série 1899 VS HQ Black Silence

 

Série 1899 VS HQ Black Silence

Cagnin não respondeu a pedidos de entrevista de qualquer mídia. Mas afirmou em seu Twitter que “está bem”, e que “todo o caso já está sendo tratado legalmente”. Por meio da assessoria oficial, a Netflix indicou a declaração dada por Odar e Frietse. Portanto, aguardemos novas notícias desse grande impasse.

Por fim, não deixe de acompanhar o Vale do Pontar para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da cultura pop. Além disso, não deixe de nos acompanhar também na TwitchYoutubeTwitter e Instagram!

Fontes: Omelete, Correio 24 Horas, Uol.

 

Veja também

https://valegeek.com.br/cultura-pop/quentin-tarantino-revela-qual-filme-da-marvel-ele-realmente-faria/

Autor(a): Pedro Voltera
Publicado em:

Comments

Comments are closed.