O site Game Informer fez uma incrível análise detalhada da Gameplay de 50 minutos do Cyberunk 2077 que foi mostrada somente para a imprensa local na E3 2018. É interessante observar que um membro da CDPR jogou e o pessoal ficou assistindo, bem como aconteceu na BGS no ano passado no evento da futura expansão de Gwent intitulada Thronebreaker. O Vale do Pontar está trazendo a vocês a tradução desta análise, vale muito à pena ler, confira!
“Na Electronic Entertainment Expo (E3) deste ano, assisti à primeira demonstração ao vivo do Cyberpunk 2077 da CD Projekt Red, um projeto que foi anunciado em 2012 e permaneceu em desenvolvimento até ser revelado oficialmente na conferência de imprensa da Microsoft há apenas alguns dias. Entrei nesta demonstração com pensamentos sobre The Witcher III: Wild Hunt, assumindo que veria algo similar no design, apenas com armadilhas futuristas em uma cidade extensa. Minhas lembranças de Geralt de Rivia e suas aventuras desapareceram quando CD Projekt Red me mostrou que o Cyberpunk 2077 é um RPG de mundo aberto em primeira pessoa. É uma fera completamente diferente de The Witcher, oferecendo a escolha do jogador em um mundo que parece ser mais perigoso e dinâmico.
A demonstração começa com a criação do personagem. Você escolhe se deseja ser um homem ou uma mulher e pode projetar como eles são, até dar cicatrizes, tatuagens, penteados, maquiagem, efeitos de brilho e muito mais. Seu personagem é simplesmente chamado V, um mercenário urbano que assume empregos que são muito perigosos para a maioria das pessoas. Quem é V? Você decide o tipo de história que ele ou ela terá, dentre uma variedade de opções no criador da história.
Eu não sei o quão profundo é esse poço, mas todas as escolhas que eu rapidamente vi pareciam perturbadoras, como ser uma criança fugitiva. As escolhas que você faz afetam diretamente na narrativa à medida que ela se desdobra. Sua escolha de gênero também desempenha um papel na formação da narrativa. Depois de determinar o caminho da vida de seu personagem, você seleciona sua posição no mundo, como ser um Netrunner, Techie ou Solo. CD Projekt Red diz que você pode ser uma mistura de todos eles, se quiser. Você não está realmente selecionando uma classe definida, mas sim algo como suas fraquezas e pontos fortes, já que o jogo possui um sistema de classes fluidas que permite que você o personalize à medida que avança.
Nesta demo, CD Projekt Red escolheu uma versão feminina de V com um cabelo longo e estiloso que pendura principalmente no lado esquerdo da cabeça. Primeiro a vemos escondida na Night City, em algum lugar perto do começo do jogo, mas não no começo. Este mundo é dirigido por mega corporações que controlam quase todos os aspectos da vida. As ruas são governadas pelo crime organizado e a sobrevivência é difícil se você não puder esculpir seu próprio passado. V parece estar indo muito bem na parte de sobrevivência, e fez parceria com alguém chamado Jackie Welles, um assassino de aluguel armado.
V e Jackie estão caçando uma pessoa desaparecida, que acredita-se estar na mão de catadores (coletores de lixo) escondidos em um complexo de apartamentos decadente, com lixo em todos os lugares, buracos na parede, mas somente a alta tecnologia para fazer com que pareça que você está em um mundo de ficção científica. Os catadores são fiéis ao seu nome e estão sequestrando pessoas para retirar de seus implantes (as partes robóticas). Não vemos V neste momento e só vemos a arma que ela segura – o mesmo ponto de vista que vemos em todos os jogos de tiro em primeira pessoa. Durante a demonstração, um funcionário da CD Projekt Red disse que esse ponto de vista foi selecionado para “aproximar você da ação e maximizar sua imersão”.
V entra na sala e mergulha rapidamente atrás de um objeto na altura da cintura, mas não fica escondido por muito tempo. Ela toma um huff de um booster reflexivo, que brilha um pouco magicamente quando é inalado, e abre fogo contra um número de catadores desavisados. Enquanto as balas voam, V usa o booster para iniciar o que é efetivamente o tempo de bala. O mundo desacelera em torno dela por alguns segundos, tempo suficiente para derrubar seus alvos. Os catadores na sala ao lado, que não queriam lidar diretamente com V, fecham uma porta de metal e V e Jackie não conseguem passar. Enquanto eles procuram por um caminho alternativo, balas da sala do limpador vêm voando através da parede. V e Jackie rapidamente manobram para fora do caminho do perigo, e usam uma janela para flanquear ao lado do limpador que está empunhando uma enorme arma de fogo. V leva-o para baixo, e Jackie graceja “Você não vai precisar mais disso”, e ele agarra a arma impressionante.
V entra no banheiro para encontrar uma visão perturbadora: uma banheira cheia de água, gelo e dois corpos humanos nus – um macho e uma fêmea. V move o corpo masculino para o lado da banheira e agarra a mulher. Seus olhos estão um pouco revertidos, mas ela ainda está respirando. V a puxa para fora da banheira e Jackie diz que ela não parece bem. V diz a alguém com quem ela está se comunicando remotamente que vai entrar para ver se ela pode ser salva. Ao entrar na tomada neuro da mulher, V consegue ver uma variedade de dados e liga para uma equipe médica. Esta mulher em particular é aparentemente um grande negócio (importante) e a equipe médica que irá ajudá-la é do nível de platina (uma equipe muito relevante). Depois de passar por algumas medidas de segurança no sistema da mulher, V liga para uma unidade de evacuação médica. Antes que eles possam movê-la, a mulher fica nervosa. V usa um “hypo” em seu coração para estabilizá-la. A mulher é levada para a sacada do lado de fora do apartamento, exatamente quando uma ambulância médica voadora chega. CD Project Red diz que um vírus estava bloqueando seu implante localizador, e V conseguiu consertá-lo.
A equipe de trauma está fortemente armada, uma versão sofisticada de seguro para pessoas ricas. V pergunta se eles podem dar uma carona para ela e Jackie, mas eles não respondem. Nós então vemos V caminhando pela cidade, um momento de cair o queixo que mostra todos os diferentes estilos de vida. As pessoas estão em toda parte, e todas elas parecem diferentes, algumas contando histórias apenas de sua aparência. Se o jogador se concentrar neles, V pode ver sua posição na vida. Um texto aparece sobre a cabeça dizendo coisas como “junkie” ou “guarda-costas” junto com seu nível. Quando você olha para Jackie, você vê o nome dele e o nível dele, que é oito nesta demo. V é atualmente o nível um. Quando V passa pelas pessoas, vejo que algumas delas podem ser abordadas, potencialmente para conversas ou missões. Nenhum está envolvido neste momento.
Nós então vemos V em seu apartamento, que é muito mais agradável do que aquele em que os catadores estavam escondidos. Abrindo as persianas na janela, ela mostra uma visão neon de outdoors em velhas estruturas de concreto, e uma janela que funciona como um computador onde ela pode checar seu e-mail e muito mais. Vemos V entrar em um quarto dos fundos que também funciona como seu arsenal. Ela pega sua pistola de confiança e, em seguida, move-se para seu armário perto da porta da frente, que contém seus casacos, cada um dando proteções para várias coisas, como proteção física, térmica, EMP e química. A jaqueta também lhe dá credibilidade, o que pode elevar sua posição no mundo.
A jornada de V para a cidade continua, e novamente, nós somos contemplados com uma vitrine de atrações para mergulhar, incluindo uma luta de boxe que ocorre em campo aberto entre um ser humano com luvas de boxe e shorts e um robô ou alguém que é modificado a tal ponto que eles não parecem mais humanos. Também vemos uma cena de crime que está bloqueada com fita policial. Parece que a polícia está montando o crime usando imagens holográficas, semelhantes ao trabalho de detetive de Batman nos jogos de Arkham.
V entra no banco de trás de um carro futurista para encontrar um homem maior chamado Dexter Deshawn, que tem implantes de ouro no braço que ele ergue para fumar um charuto. Dexter é um fixador e ele tem uma missão para ela. V está no mercado para fazer alguns “redemoinhos”, uma forma de moeda neste mundo, e está feliz em ajudar. Ela senta no banco de trás com ele enquanto ele detalha um roubo em potencial. O jogador recebe frequentemente entradas em conversas. As escolhas que você faz não apenas alteram o fluxo da conversa; eles podem mudar completamente a missão que você está prestes a enfrentar.
Vimos isso em primeira mão na missão que Dexter nos designou. Ele quer ver se V pode ser confiável e é digno de trabalhar com ele. Ela tem a tarefa de recuperar um equipamento de combate roubado por uma gangue da Militech Corporation.
Jackie Welles corre com V.
Ela vai encontrar o chefe da Corporação Militech sob uma ponte. Ela primeiro visita um ripperdoc para obter algumas atualizações. Parece que o jogador pode visitar esse local livremente, pois várias opções de atualização aparecem na tela. A quantidade de detalhes que acompanha este processo é impressionante, mostrando o braço de V ficando anestesiado com agulhas de ficção científica e enfiado em um dispositivo que prende metal e fios à palma da mão enquanto o médico se comunica com ela. O documento então faz um procedimento no olho dela, que é removido e desligado brevemente. V tem um pouco de experiência fora do corpo, pois seu olho é afastado dela por um breve período enquanto a atualização é aplicada. O que exatamente V colocou nos olhos dela? Um scanner óptico Kiroshi que pode ser usado para verificar ameaças, pontos de acesso e muito mais. O scanner também permite ao jogador ampliar os objetos. Sua mão é equipada com uma plataforma de armas subdérmicas, o que aumenta sua força de agarrada e ajuda no disparo dela. Disseram-nos que este médico é honrado, mas outros podem aplicar atualizações ilegais.
V agora está pronto para ação. Ela conhece Jackie do lado de fora, que está se gabando de seu novo carro. V diz que ela quer dar uma volta. A condução pode ser feita de primeira ou terceira pessoa, e neste instante nos mostra o quão grande é o mundo. V leva o carro pelas ruas lotadas, pela estrada e muito mais. Jackie está constantemente conversando com V no carro. Ao longo do caminho, o carro é atacado por um grupo de catadores aleatórios em uma van, que abre as portas dos fundos para abrir fogo. V pode se inclinar para fora do carro para revidar o tiroteio. Depois que os pistoleiros estão abatidos e o veículo é destruído, eles dirigem-se para o ponto de encontro.
Antes de se envolver com a corporação, V está acima deles e examina a líder feminina, seus guarda-costas e o veículo em que chegaram. CD Projekt diz que a preparação é crucial para a maioria das missões. Eles são todos níveis muito mais altos do que ela. V aborda-os cuidadosamente e decide conversar com eles. O que é interessante aqui é que eles criaram um neuro-link com V e podem determinar se ela está mentindo. Eles lhe perguntam coisas como se ela estivesse sozinha ou não, e você tem a escolha do que você diz. V diz que ela está sozinha e eles acreditam que ela está mentindo. Ela é forçada ao chão e uma arma é colocada em sua cabeça. V tem a opção de pegar a arma de fogo, mas a CD Projekt diz que você deveria realmente pensar em algo assim. Em vez disso, o V usa a opção de diálogo para reverter a ameaça e fazer com que o líder corporativo confie nela. Todo este cenário poderia ser diferente ou não acontecer.
CD Projekt diz que as escolhas e consequências são maiores neste jogo do que em qualquer um dos anteriores. V recebe um chip de crédito e pode sair. Ela e Jackie dirigem para outro lugar e estão atualmente se envolvendo em uma abordagem não violenta. Eles vão entregar o chip e o equipamento roubado.
Essa troca não vai como planejado. A turma do Maelstrom é ainda menos confiante do que a corporação. Seu líder, Royce, transformou uma fábrica de carne abandonada em um esconderijo e já transformou parte do equipamento roubado em armas novas. V não gosta do que está vendo e lamenta não ter uma abordagem silenciosa. O complexo é fortemente fortificado com membros de gangues em todos os lugares. V e Jackie estão indo direto ao coração disso.
V tenta fazer a troca, mas o Maelstrom não vai com a cara de Jackie. Eles querem que ele se sente, mas ele não faz isso. A tensão aumenta antes de Jackie obedecer. A turma mostra a engrenagem que V quer trocar pelo chip de crédito. Eles concordam com um acordo, mas aprendem rapidamente que foram enganados pela Militech. O chip tinha um vírus que frita o sistema do Malestrom. Um membro que foi colocado no sistema morre terrivelmente quando o macaco se aquece e chamas saem de seus olhos.
V e Jackie estão agora em uma situação de combate. Antes que o Maelstrom realmente saiba onde eles estão, V ‘escaneia’ a sala para uma variedade de atualizações, uma permitindo que ela entre em um bot controlável na altura do joelho. Ela também encontra uma arma que ricocheteou com balas. Nós vemos isto usado no próximo quarto. Um jato de fogo cai de uma parede e atinge um inimigo por trás da cobertura. Se V decidir se esgueirar, ela pode silenciosamente cortar gargantas inimigas e até invadir seu sistema neuro para mexer com suas redes interligadas. Enquanto V explora, ela encontra uma porta que pode ser hackeada, mas ela ainda não é um nível suficientemente alto, então ela decide tirar as aberturas. Este nível de exploração é semelhante aos jogos Deus Ex, em que o jogador sempre tem uma variedade de opções disponíveis para eles.
Nós também aprendemos que V é equipada com Lâminas de Louva-a-deus, que são presas a seus braços como as garras de Wolverine, mas com apenas uma longa e singular espada como espadas. Com essas poderosas armas corpo-a-corpo, ela pode correr ao longo de uma parede e enfiar uma lâmina nela para ficar posicionada em um ponto de vista mais alto. Ela pode então soltar e cair em um inimigo. Se você acertar o ‘timing’ certo, você pode cortar a cabeça dele. V é incrivelmente ágil. Ela pode deslizar pelo chão a qualquer momento, combinar esse movimento com o tempo da bala e soltar o fogo de um ângulo menor.
Este movimento em particular é usado novamente em uma figura tipo um chefe. Royce acaba pulando em um exoesqueleto que não pode ser atacado completamente até que suas defesas sejam reduzidas. Para fazer isso, V precisa expor seu ponto fraco por trás. Quando os escudos caem, Royce não é páreo para V e a poderosa espingarda que ela acabou de pegar.
A demo terminou com V ameaçando a cabeça de Militech, e relatando a Dexter para dar-lhe atenção para o que aconteceu. Essas conversas, que são totalmente faladas (mesmo para V), incorporaram todas as escolhas que ela fez.
Esse primeiro gostinho do Cyberpunk 2077 foi inesperado e nada menos do que incrível. Sabemos que a CD Projekt Red tem um firme controle sobre a escolha do jogador e a narrativa – que são evidenciadas aqui – mas agora vemos que ele também tem habilidades de tiro em primeira pessoa. O combate parecia dinâmico, divertido e cheio de elementos de RPG em abundância. Apesar de termos sido tratados com cerca de uma hora de jogabilidade finamente polida e bonita, o desenvolvedor não compartilhou uma data de lançamento ou deu uma pista de quando poderíamos vê-la. Isso provavelmente aponta para 2019 ou posterior. Não se preocupe, é para esta geração, e atualmente está previsto para atingir o Xbox One, PlayStation 4 e PC.“
WoW, depois dessa… O hype só aumenta! O que acharam de tudo que leram até aqui? Comentem!!! Entrem no grupo do Facebook Cyberpunk 2077 Brasil também!
Comments
No Comments