A Google anunciou nessa quinta-feira (29) o encerramento dos serviços do Stadia no dia 18 de janeiro de 2023. A empresa declarou também que vai realizar o reembolso automático de todas as compras de aparelhos e/ou jogos realizadas em lojas oficiais. A devolução deve ser feita ainda no mês de janeiro.
De acordo com o vice-presidente do Google Stadia, Phill Harrison, o serviço não atraiu público suficiente para se manter.
Enquanto a abordagem do Stadia para o streaming de games para consumidores foi construída em uma fundação tecnológica forte, ele não ganhou a tração com usuários que esperávamos. Então, tomamos a difícil decisão de começar a encerrar nossos serviços de transmissão.
O Google Stadia foi lançado em 2019 em pouco mais de 10 países, porém, nunca chegando oficialmente ao mercado brasileiro. O produto se diferencia de consoles como PlayStation e Xbox por oferecer um serviço de streaming de jogos no qual o consumidor não precisa de um aparelho físico. Dependendo totalmente da conexão com a internet, a transmissão dos jogos pode funcionar através de qualquer computador ou celular.
Diversos criadores de jogos mostraram surpresa ao ver o anúncio de encerramento do Stadia. Confira a publicação do desenvolvedor indie Simon Roth, que trabalha em um game chamado Maia:
https://twitter.com/SimoRoth/status/1575535802116964353
“Muito feliz em ver meses do meu trabalho jogados no lixo novamente […] Estou muito feliz por me estressar severamente ao passar por todos os aros de conformidade de sua plataforma usando uma API mal documentada e em uma linguagem errada”. Declara o desenvolvedor. Ele finaliza se desculpando aos funcionários do Google e a outros desenvolvedores que sofreram com o mesmo problema.
O Google não deixou claro se realizará algum tipo de compensação financeira ou qualquer outra medida destinada aos desenvolvedores da plataforma.
Por fim, não deixe de acompanhar o Vale do Pontar para ficar sabendo em primeira mão de tudo que acontece no mundo da cultura pop. Além disso, nos acompanhe também na Twitch, Youtube, Twitter e Instagram!
Veja também
https://valegeek.com.br/gwent/circuito-brasileiro-de-gwent-cbg-chega-em-sua-ultima-edicao/