Cyberpunk na vida real: Neuroengenheiro treina ratos para jogar DOOM

O cyberpunk está chegando à vida real? O húngaro Viktor Tóth está realizando uma pesquisa um tanto quanto inusitada. O neuroengenheiro está treinando ratos para jogar o clássico DOOM através de um sistema em VR (Realidade Virtual).

Em seu perfil no Medium, Tóth escreveu um texto explicando toda a sua pesquisa. Ele detalha todo o passo a passo, desde os materiais utilizados, até o perfil dos ratos e todas as referências do estudo.

Eu construí um sistema de Realidade Virtual para roedores do zero, e treinei três ratos de maneira automatizada, sem intervenções manuais, a passar por um corredor feito com a engine de DOOM II. 

O sistema consiste em uma esfera presa que rola no lugar conforme o rato se movimenta, assim detectando o movimento no jogo. Então, ao realizar as ações certas, o sistema os recompensa com água com açúcar. Além disso, o  neuroengenheiro também publicou um vídeo em seu canal no Youtube. Confira:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=y0wjaeEiin8[/embedyt]

Ainda segundo ele, a parte mais difícil foi ensinar John Romero, John Carmack e Tom Hall (os três roedores) a atirar ao avistar um inimigo. A solução foi recompensar os tiros nos alvos para que eles percebam e repitam a ação quando necessário. No entanto, também foi preciso penalizar os ratos quando recebiam dano (dando recompensas menores, ou com um pequeno sopro de ar no rosto), para que se sintam desconfortáveis.

Por fim, tanto Viktor Tóth quanto a equipe do Vale do Pontar ressaltam a importância do bem-estar dos animais. Em sua pesquisa, o cientista alega que nenhum dos animais foi maltratado.

Dito isso, não deixe de acompanhar o Vale do Pontar para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da cultura pop. Além disso, não deixe de nos acompanhar também na TwitchYoutubeTwitter e Instagram!

Veja também

https://valegeek.com.br/the-witcher/the-witcher-henry-cavill-se-compromete-ao-plano-de-7-temporadas-e-relembra-lesao/

Autor(a): Jhones
Publicado em:
Categoria(s): Geral

Comments

Comments are closed.