Gears 5 é simplesmente espetacular | Crítica

Era 2005 quando a Microsoft lançou o Xbox 360, com a promessa de mudar o mundo da industria com a Xbox Live, tecnologia nunca vista antes em consoles e jogos que seriam um novo marco de como os gráficos poderiam ser da li em diante. Um desses jogos era “Gears Of War” em parceria com a Epic Games e Cliff Bleszinski criador da franquia. A Microsoft lançaria uma das maiores franquias de todos os tempos e que ganharia uma fã base gigantesca nos anos seguintes.

Gears of War foi o motivo de eu ter comprado o Xbox 360, quando vi aqueles gráficos e aquela jogabilidade em 2006. Fiquei impressionado, não só eu, mais a midia em geral na época, ficaram espantados com a qualidade gráfica de Gears Of War. É isso passou a ser recorrente na franquia. Todo jogo lançado de Gears explora novas técnicas gráficas e geralmente da um norte para industria no tocante a qualidade gráfica, Gears 5 não é diferente. O jogo é certamente um dos mais bonitos dessa geração. Então ! vamos falar de Gears 5 ? Jogamos muito, finalizamos e nos surpreendemos. Temos muitas coisas para compartilhar com vocês. Essa é a nossa análise de Gears 5.

Captura de tela
Kait Diaz e Marcus Fenix – Captura feita pelo Vale Do Pontar no Xbox One X

Gears 5 está entre nós e a espera valeu a pena. A série Gears, começou a sua história em 2006 com Gears Of War 1, Gears Of War 2 (2008) e Gears Of War 3 (2011). Os três primeiros jogos tiveram o selo da Epic Games como desenvolvedora e a Microsoft como distribuidora e a trilogia original, contou com a participação de Cliff Bleszinski criador da saga. Já no final da vida útil do Xbox 360 a Microsoft resolveu lançar mais um jogo da franquia. Um jogo da série contando os eventos anteriores de Gears Of War chamado: Gears Of War Judgment. Esse jogo ao contrário dos outros teve como desenvolvedora a People Can Fly, a mesma que fez BulletStorm e foi lançado em 2011.

Depois do lançamento de Judgment, a franquia meio que entrou em um limbo. Cliff Bleszinski resolveu parar o projeto, segundo ele, todo tempo gasto havia causado um estresse e ele resolveu seguir novos rumos. A Epic Games detentora dos direitos da franquia, também não se mostrava muito interessada em continuar a saga, o que fez com o que os fãs ficassem preocupados quanto ao rumo que a série iria tomar. Até que finalmente a Microsoft apareceu e resolveu o problema. Ela simplesmente comprou os direitos e se tornou dona da franquia, que agora seria coordenada e desenvolvida pela The Coalition e teria como chefe de projeto Rod Ferguson, este que esteve presente em todos os Gears desde 2006.

Com anúncio da compra da franquia feito em 2014, a Microsoft preparou um time de desenvolvedores do mais alto escalão que se tornou a The Coalition. Os caras tinham pela frente uma tarefa difícil. Revitalizar a franquia e conquistar novos fãs ao redor do mundo. Com isso em mente e muito trabalho, a The Coalition lançou em Outubro de 2016 Gears Of War 4. O jogo foi bem recebido pelos fãs e pela crítica. Mais parecia que era um jogo feito apenas para mostrar que a franquia não estava morta e não usou todo o potencial da The Coalition. Mais isso muda agora, Com Gears 5.

Gears 5
Kait Diaz em Gears 5 – Captura feita pelo Vale Do Pontar no Xbox One X

 

Com o terreno pronto e as engrenagens preparadas a The Coalition lança Gears 5. E conseguiu superar muito as expectativas. Gears 5 é sem sombra de dúvidas o melhor jogo da franquia e olha que isso não era uma tarefa fácil, mais toda experiencia de Rod Ferguson junto com sua equipe, nos proporciona não só a afirmação da franquia para tempos vindouros, mas também mostra novos ares para dar um novo fôlego para a saga. Gears 5 é uma continuação direta de Gears Of War 4 e conta como os Locust estão de volta e mais forte. E uma nova guerra pelo planeta Sera entra em ação.

O novo jogo da saga ganhou uma revitalização e tanto, mapas maiores: agora é possivel explorar lugares e encontrar novos desafios.  O jogo acerta ao te dar um motivo para explorar, sempre tem algo ou alguma recompensa satisfatória para esses desbravadores. A forma linear de jogar da saga até então, em Gears 5 isso ganha uma nova perspectiva, e traz mais horas de gameplay fazendo você sair da mesmice de ir de ponto A a ponto B. E claro que embora esse mundo semi-aberto não seja tal como outros jogos com essa proposta, e uma forma da franquia fazer algo diferente.

E não para por ai, as novidades no jogo são muitas e a The Coalition fez questão de fazer tudo com maestria. Mapas maiores, novas armas, novos inimigos, elementos de RPG, modo Escape ( Fuga ), Jack melhorado… Uffa ! É muita coisa.

 

Campanha

Gears Of War sempre teve uma campanha forte e de certa forma bastante impactante no aspecto emocional, isso é nítido ao ver os trailer da saga com músicas que procuram gerar um impacto emocional como: Gary JulesMad World“, Mazzy StarInto Dust” e DisturbedSound Of Silence” entre outras. Em Gears 5 não seria diferente o enredo prepara o caminho para um final épico, mais antes de chegar ao final, você certamente passará por muitas aventuras. Você tem a opção de jogar sozinho ou em Co-op com até três amigos.

O interessante e uma das novidades da franquia é que você pode jogar com o robô Jack no modo cooperativo e ajudar os seu amigos com buffs de defesa ou de ataque ou se preferir, você mesmo pode sair atacando todo mundo.

A Campanha é relativamente pequena gerando em torno de 10 a 12 horas e possui 4 atos, sendo 1 primeiro introdutório, o segundo e terceiro maiores com oportunidade de exploração e o quarto e ultimo com toda tensão que se espera da franquia. O jogo possui duas frentes de narrativa, uma na qual você tem que defender o planeta Sera dos Locuts e outra sobre a perceptiva de Kate Diaz a nova protagonista da saga. Que vai em busca de respostas para saber se ela e uma ameaça ou solução para guerra. Essa parte me fez lembrar da saga Star Wars, a onde Luke Skywalker tem uma luta interna para não sucumbir ao lado negro da força.

Outro ponto interessante desse novo Gears e que agora você pode ter uma abordagem mais stealth na campanha e não necessariamente sair atirando para tudo quanto e lado.

Gears 5
Kait Diaz ao lado de Del – Captura feita pelo Vale Do Pontar no Xbox One X

 

Gráficos

Todos os Gears levando em consideração sua respectiva data de lançamento, tiveram ótimas análises técnicas. Gears 5 elava isso para um novo nível, jogamos no Xbox One X e podemos afirmar que certamente esse é o jogo mais bonito rodando a 60 FPS que você vai encontrar nos consoles dessa geração. A qualidade de detalhes chegar a ser assombrosa, o que a The Coalition fez e uma obra prima em qualidade técnica. Os efeitos de luz, sombra e partículas criam uma imersão monstruosa. Lembrando, tudo a 60 FPS. Enquanto estávamos jogando, ocorreu alguma quedas de FPS, mais nada que atrapalhasse a jogabilidade.

Gears 5 é certamente o jogo que melhor usufrui do HDR nessa geração, você pode até encontrar outros jogos mais bonitos nessa geração no que diz respeito a gráfico, mais nenhum a 60 FPS. Em 4K o jogo fica ainda mais lindo.

A The Coalition fez um ótimo trabalho de otimização no Xbox One Fat e no S, que não poderiam receber menos atenção. Embora por questões óbvias nessas respectivas plataformas o jogo não se compare a aos PCs e ao Xbox One X. Ela usa todo poder do console trazendo uma experiencia linda e estável.

Gears 5
Kait Diaz – Captura feita pelo Vale Do Pontar no Xbox One X

 

Multiplayer

Ele está de volta e mais robusto do que nunca, você vai se divertir muito nos modos versus, Horda e novo modo Escape que certamente se lançado por outra produtora que não vou citar nomes, esse modo seria no mínimo uma DLc. 

o modo versus possui 11 mapas em seu lançamento com a promessa de mais no futuro. O modo horda e uma ótima experiencia cooperativa, para até cinco pessoas. O modo traz diversas melhorias como classes com ultimate, sim. Agora seu personagem tem um especial específico o que muda um pouco a forma de jogar e faz com que a equipe adote novas estratégias para passar pelas 50 ondas que o modo oferece. Escape é o novo modo, nesse modo você é capturado ou melhor dizendo você se deixa capturar, para adentrar na colmeia.

Lhani, Keegan e Mac são caçadores de colmeias. A missão deles é serem capturados para infiltrar-se no coração da colmeia, plantar uma bomba venenosa e escapar enquanto o enxame morre. Embora haja alguns detalhes sobre os caçadores de colmeias, incluindo brincadeiras entre eles enquanto você joga, a melhor maneira de conhecer um pouco mais sobre esta história é através do novo quadrinho Gears of War: Hivebusters, que ainda não possui tradução no Brasil.

Conclusão

Gears 5 é sem duvidadas um dos melhores jogos dessa geração e um exclusivo de peso Microsoft. O jogo promete diversão por longa data e até o proximo Gears, ahh sim ! haverá um proximo Gears, a diversão esta garantida.

Nota: 9.0

Gears 5 está sendo lançado hoje dia 10 de Setembro para Xbox One e Microsoft Windows. Fique com o trailer de lançamento.

https://youtu.be/rywk7MjPTnI

Autor(a): Pedro Voltera
Publicado em:
Categoria(s): Críticas Geral

Comments

No Comments

Deixe um comentário