Funcionários da Unity são ameaçados após a mudança polêmica

unity taxa desenvolvedoresNos últimos dias, a Unity Engine anunciou que passará a cobrar taxas dos desenvolvedores da plataforma. Segundo a empresa, a partir de 2024, quem cria jogos utilizando a engine terá que pagar para cada vez que uma cópia de seu jogo for instalada. Funcionários chegaram a ser ameaçados após o anúncio.

O gerente de produtos da Unity, Utsav Jamwal, publicou em suas redes sociais que escritórios da empresa tiveram que suspender suas atividades para garantir a segurança dos trabalhadores. 

“Os escritórios de São Francisco e Austin foram fechados hoje devido a ameaças de segurança, eu só posso assumir que é por causa das mudanças de preços anunciadas ontem. Surpreendente o quão longe as pessoas estão dispostas a ir nos dias atuai. Lamentável.”

As mudanças também foram alvo de críticas por parte de desenvolvedoras, em sua maior parte, indies. A Massive Monster, equipe de desenvolvimento de Cult of the Lamb, publicou que pretende migrar todos os seus projetos para outra engine, o que culminará em adiamentos indefinidos. Com indignação, eles também informaram que removerão Cult of the Lamb das lojas dia 1 de janeiro.

Diversos outros estúdios também compartilharam sua indignação com a comunidade. Alguns deles foram: Innersloth (Among Us), Aggro Crab (Another Crab’s Treasure), Mega Crit (Slay the Spire), Rose City Games (Floppy Knights), entre outros. Além da presença em peso do mercado indie, a engine também é base de inúmeros jogos do Xbox Game Pass, Epic Games e Steam.

Vale lembrar ainda que a decisão da Unity é ainda mais polêmica uma vez que o CEO, John Riccitiello, vendeu suas ações da empresa dias antes do anúncio. Posteriormente, foi descoberto também que diversos outros diretores e executivos fizeram o mesmo poucas semanas atrás. Riccitiello assumiu a empresa em 2014 e é ex EA, com passagens polêmicas de 1997 a 2004 e de 2007 a 2013.

Em resposta, a Unity publicou alguns esclarecimentos nas redes sociais comentando como funcionará esse novo sistema. Eles alegam que a mudança afetará menos de 10% dos desenvolvedores (basicamente os que tem jogos de maior sucesso). A empresa não informou exatamente como pretende monitorar as instalações.

Por fim, não deixe de acompanhar o Vale Geek para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da cultura pop. Além disso, nos acompanhe também nas nossas redes sociais: DiscordTwitchYoutubeXFacebook e Instagram. Tem pra todo mundo!

 

Veja também

Autor(a): Jhones
Publicado em:
Categoria(s): Jogos