Segundo a NoteMe, no início de agosto, um homem foi preso por supostamente enviar uma ameaça e criar obstrução forçada de negócios na desenvolvedora de jogos Square Enix (famosa pelos jogos de Final Fantasy, Kingdom Hearts etc). O homem teria enviado uma mensagem através do formulário de contato do site da empresa ameaçando repetir o incêndio no primeiro estúdio da Kyoto Animation em 18 de julho, Final Fantasy
Um designer e produtor de jogos da Square Enix chamado Yūichi Tanzawa publicou uma postagem em um blog refletindo sobre o incidente na terça-feira. Ele disse que o jogo em que ele estava trabalhando era o assunto das mensagens ameaçadoras. Embora ele não tenha sido mencionado nas mensagens como alvo de violência, o sentimento geral entre os funcionários era que todos estavam sendo ameaçados. Como líder do projeto, considerou-se que a Tanzawa, em particular, estava em perigo significativo.
Tanzawa escreveu que sempre sentiu que o amor de um fã por um jogo, mesmo distorcido, era lisonjeador. No entanto, esta questão não era simplesmente sobre ele; isso afetou todos na empresa. Além de denunciar as ameaças à polícia e reforçar a segurança, não há muito que uma pessoa possa fazer para se proteger de más intenções. Como resultado das ameaças, um evento de verão para o jogo foi cancelado, juntamente com outro evento que não havia sido anunciado. Tanzawa descreveu isso como “emocionalmente desgastante”.
Ele também descreveu como as ameaças afetavam sua vida cotidiana. Ele era tomado de paranóia sempre que via alguém correndo na estação, ou se aproximava dele rapidamente, ou sempre que ouvia passos atrás dele à noite. “A exaustão cresceu dentro de mim e eu senti como se fosse quebrar“, escreveu ele. “Mais do que tudo, isso deu um golpe esmagador na minha motivação para fazer jogos“.
Tanzawa explicou que ama jogos desde que era jovem, e que acreditava nos jogos para aproximar as pessoas. Por esse motivo, ele espera que todos gostem de seus jogos. No entanto, ele não pode se sentir assim sobre o homem que ameaçou ele e sua equipe. Tampouco ele consegue sentir carinho pelas pessoas que disseram que a Square Enix provoca isso nas pessoas. O incidente o fez perceber que as pessoas são incapazes de se identificar além de seu círculo social e que, à medida que a base de usuários de jogos aumenta, mais desumanizados são os criadores e produtores.
Tanzawa escreveu que sempre trabalhou incansavelmente para trazer sorrisos aos rostos dos jogadores, muitas vezes renunciando ao seu tempo livre e até ao sono. Mas agora ele se perguntou se vale a pena continuar. Ele escreveu que, depois de se acalmar, reavaliará se deseja continuar fazendo jogos a longo prazo.
“Esse incidente me deu muito o que pensar. Foi um incidente terrível, mas não há nada na vida que seja realmente um desperdício“, concluiu.
Yūichi Tanzawa trabalhou em um jogo da Square chamado Elevator Action Deluxe.
Yūichi Tanzawa é afiliado à Square Enix desde 2010. Ele é creditado como produtor no jogo de arcade Starwing Paradox. O torneio de agosto do jogo foi cancelado devido à equipe receber inúmeras ameaças de morte.
A square tem os olhos voltados pra ela com o Final Fantasy 7 Remake, que chegará em 3 de março de 2020 primeiro para Playstation 4.
Comments
No Comments