Escola de Bruxo da vida real é fechada pela CD Projekt RED

A Escola de Bruxo da vida real encerrou suas atividades recentemente, possivelmente devido a direitos de imagem. A escola de LARP (Live-Action Role-Play) ensinava atividades de bruxo características do universo de The Witcher, como esgrima, sinais de magia, trabalho em couro, entre diversas outras, na vida real. O fechamento aconteceu após 7 anos de atividades, com mais de 3 mil “Bruxos” treinados ao longo de 40 edições.

Escola de Bruxo
Confira o site oficial para saber mais sobre o projetoImagem: Divulgação/Witcher School

A CD Projekt RED decretou o fechamento da escola após encerrar o contrato que permitia a escola a operar com o nome “The Witcher”. A companhia por trás dos eventos, 5 Elements (ou 5 Żywiołów, no nome original), alegou que foram causas políticas. Segundo a empresa, a CD Projekt decretou que fechassem devido a um membro da staff envolvido com a Ordo Iuris, organização católica polonesa ultraconservadora que prega ideias como ir contra a liberdade e igualdade de gênero, por exemplo.

O membro em questão é Anna Wawrzyniak, esposa do fundador da 5 Elements. Contudo, segundo os irmãos fundadores da companhia, Dastin e Dominic Wawrzyniak, ela contribuiu como advogada, o que teria ocorrido apenas entre 2017 e 2019. De acordo com eles, Anna não fazia parte dos eventos e atividades da companhia, auxiliando apenas em questões legais naquele intervalo de dois anos. Recentemente, a advogada trabalhou para a Ordo Iuris auxiliando em casos legais relacionados à vacinação obrigatória e à uma lei sobre o aborto ilegal.

Em comunicado, os irmãos ressaltam ainda que as visões pessoais dos funcionários não interferem no quesito profissional.

Essa é esfera pessoal de nossa funcionária, completamente fora de relação com seu trabalho na 5 Elements. Portanto, como companhia, nós somos consistentemente apolíticos e não seremos chantageados pelo veto de nossos empregados e a avaliação de suas atividade pessoais. Nossa equipe foi sempre formada de pessoas de todos os espectros políticos, sociais e diferentes visões morais. Incluindo pessoas com visões extremamente diferentes sobre as mesmas questões (e também envolvidas nas atividades de organizações tão controversas quanto a Ordo Iuris) – o único critério para a sua admissão é a competência profissional.

Encerramento da Escola de Bruxo

O envolvimento de Anna Wawrzyniak com a polêmica organização surgiu ainda em fevereiro na mídia polonesa. Assim, a 5 Elements entrou em contato com a CD Projekt Red para informar e esclarecer o assunto. No entanto, segundo a 5 Elements, a desenvolvedora resolveu terminar o contrato sem pedir explicações. Em resposta para o Eurogamer, a CD Projekt alegou que “decidiram encerrar a cooperação com os organizadores da Escola de Bruxo” e que não iriam fornecer mais detalhes sobre o assunto.

Escola de Bruxo The Witcher
Participantes da Escola de Bruxo – Imagem: Divulgação/Witcher School

Quanto aos próximos passos, a 5 Elements afirmou que a pandemia e o encerramento de seu maior projeto podem acabar os levando à falência. Contudo, não vão desistir e continuarão trabalhando com outras LARPs, incluindo uma de história original programada para 2023. Também há conversas sobre possíveis contribuições de fãs. Por fim, eles também pensam em fazer um filme documental que será uma espécie de memorial da Escola de Bruxo.

Não deixe de acompanhar o Vale do Pontar para ficar por dentro de tudo que acontece na indústria dos games da cultura pop. Além disso, nos acompanhe também na Twitch, YoutubeTwitter e Instagram!

Veja também

https://valegeek.com.br/cd-projekt-red/cd-projekt-red-divulga-novidades-sobre-novo-the-witcher-e-cyberpunk-2077/

Autor(a): Jhones
Publicado em: