Se você joga FIFA, Apex Legends, COD ou qualquer outro jogo que através da compra com dinheiro real se obtêm itens virtuais para seus personagens nos jogos com certeza esta familiarizado com as microtransações que, querendo ou não, são comuns no mundo dos jogos. Essas microtransações potencializam sua conta te conferindo itens melhores ou, como comumente vez acontecendo em alguns jogos populares, itens cosméticos. Mas você sabe o que são as Loot Box?
Sabe quando você compra um pacote de ouro no modo Ultimate Team do Fifa? Normalmente os preços para se comprar com a moeda virtual disponibilizada a cada partida no jogo são bem elevados, então, várias pessoas que curtem o game acabam gastando dinheiro de verdade para obter os melhores jogadores. A Loot Box não se trata dessa compra, mas sim dos ganhos com ela que são definidos pela maquina, por pura sorte! Alguns sortudos com poucos reais conseguem o melhor jogador e assim conseguem montar o elenco dos sonhos, outros jogadores gastam fortunas e não chegam nem perto do esperado. O Loot Box trata-se, simplificadamente, de um bingo, onde o jogador fica sujeito a milhões de possibilidades sem certezas de “ganho”.
Certo, mas o que a EA tem com isso? Em um dos últimos jogos da Franquia Stars Wars, basicamente todos os itens de melhoramento precisavam ser comprados com dinheiro de verdade, obtidos apenas através dessas Loot Box, a empresa com certeza faturou milhões, mas também foi processada. Lembrando que, para alguns países/ estados, os bingos e qualquer outra forma de jogos de azar são proibidos. Para quem não entendeu o quão impactante é a questão, o Vice-Presidente Legal da EA Kerry Hopkins no dia 19/06 defendeu as Loot Boxes nos games na Inglaterra, onde os parlamentares já discutem formas de banimento dessa pratica como vem acontecendo em alguns países europeus, como a Bélgica.
Hopkins também denomina as Loot Boxes como “Surprise Mechanic”, comparando as mesmas com brinquedos do mercado infantil que também “levam a surpresa ao consumidor”, tratando ambas as práticas, principalmente após citar o FIFA, como algo “bastante ético e legais”, ignorando as várias reclamações de diversos jogadores, principalmente pelo fato de que é raro algum ganho de determinado ano do jogo ir para o próximo. Também é alegado que esse sistema deixa os usuários mais “felizes” ao ganharem algo que tanto esperavam, o que não é comprovado Youtube a fora.
Então pessoal, vocês concordam com o Hopkins? As Loot Boxes é algo ético que deve ser mantido ou vai contra os princípios de um jogo “Limpo”?
Comments
No Comments