Após rompimento de parceria com a Fifa, a EA Sports confirmou hoje o novo nome para seus jogos de futebol. A partir do ano que vem, a franquia de jogos conhecida como FIFA se tornará EA SPORTS FC. Assim, FIFA 23 será o último com esse nome, pois tem lançamento marcado ainda para 2022.
Segundo a desenvolvedora, a única diferença será o nome do jogo. Todo o restante, como licenciamentos, times e jogadores, se manterão iguais, ou receberão novidades. Além disso, a empresa também divulgou um comunicado assinado pelo vice-presidente executivo dos jogos de esporte, Cam Weber:
Esta nova plataforma independente trará novas oportunidades de inovar, criar e evoluir. Isso é muito mais do que apenas uma mudança de símbolo – como EA SPORTS, estamos comprometidos em garantir que a EA SPORTS FC seja um símbolo de mudança.
Segundo o jornalista do New York Times, Tariq Panja, a EA pagava anualmente para a Fifa mais de US$ 100 milhões (R$ 548 milhões) com o contrato de licenciamento. Panja aponta ainda que esta seria a maior receita comercial da entidade.
Motivos do rompimento com a Fifa
Vale lembrar que já existiam rumores sobre vazamentos que indicavam o rompimento do contrato. De acordo com o site Video Games Chronicle, o CEO da empresa, Andrew Wilson, supostamente contatou os funcionários dizendo que o fim da parceria seria vantajoso para a EA Sports. Além disso, Wilson também teria alegado que o nome FIFA impediu a desenvolvedora de explorar novos modos de jogo e até mesmo limitou o conteúdo do game.
Nossos jogadores nos dizem que querem mais marcas culturais e comerciais relevantes a seus mercados, usadas de forma mais integrada ao jogo… Como a Nike, por exemplo. Mas como a FIFA tem um relacionamento com a Adidas, não podemos fazer isso. Nossa licença da FIFA nos impediu de fazer muitas dessas coisas. Teria dito o CEO.
Uma reportagem do New York Times aponta que as negociações acabaram com um conflito de interesses. A EA querendo mais flexibilidade no uso dos direitos da Fifa, enquanto a entidade queria cobrar cerca de U$2,5 bilhões para um contrato de 10 anos de licenciamento. Após a conturbação nas negociações, Andrew Wilson teria declarado que a parceria se resume a “quatro letras em frente a caixa do jogo”.
Por fim, não deixe de acompanhar o Vale do Pontar para ficar por dentro de tudo que acontece na indústria dos games da cultura pop. Além disso, nos acompanhe também na Twitch, Youtube, Twitter e Instagram!
Veja também
https://valegeek.com.br/cultura-pop/series/house-of-the-dragon-ganha-novo-teaser-trailer/
Comments
Comments are closed.