A Bandai Namco anunciou que está trabalhando em uma nova versão de Dragon Ball FighterZ para PS5 e Xbox Series. A desenvolvedora anunciou a atualização durante a EVO 2022 (Evolution Championship Series), maior campeonato de jogos de luta do mundo. Segundo eles, a nova versão não só contará com melhorias visuais, mas também trará o rollback netcode, sistema que melhora a velocidade de resposta dos botões pressionados pelo jogador.
Além da geração atual de consoles, a nova versão de Dragon Ball FighterZ também estará disponível para PC. Essa versão do jogo, no entanto, não chegará para PS4 e Xbox One. Contudo, a empresa promete um upgrade gratuito caso já tenham comprado o game na versão anterior (e tenham um console atual).
A Bandai Namco não informou uma janela de lançamento para a nova versão do game. De acordo com a empresa, “levará um tempo até que o sistema seja implementado”, portanto, mais novidades ainda devem surgir nos próximos meses.
Delay-based netcode e rollback netcode explicados
O grande foco dessa atualização de Dragon Ball FighterZ é a implementação do rollback netcode. A versão original do game utiliza o sistema chamado delay-based netcode. Em resumo, esse sistema funciona por meio de um “atraso” na responsividade dos controles nas partidas. Quando um jogador pressiona um botão, o código aguarda por um comando do outro jogador para exibir o frame. Entretanto, ao jogar online, isso pode gerar um atraso (que vai de milissegundos até alguns segundos) para que os movimentos de ambos sejam executados no jogo. Isso ocorre por causa da latência e oscilação da internet, que ainda não oferece uma experiência tão boa quanto o clássico multiplayer local.
Já com o rollback netcode, não existe esse delay, uma vez que o sistema basicamente funciona através de uma “simulação” de frames. Com base em uma quantidade mínima de frames dos movimentos, a máquina consegue simular os frames seguintes (mesmo com problemas de latência da internet), gerando uma fluidez muito maior nesses movimentos para os dois jogadores. Sendo assim, há um consenso na comunidade de que o rollback netcode é a melhor pedida quando se fala de jogos de luta online atualmente, uma vez que ele minimiza os problemas de conexão de uma partida online. O lado negativo é que esse sistema exige mais do PC/console em questão, e portanto, não é possível utilizá-lo na geração PS4 – Xbox One. Quanto à versão de PC, já foi dito pela empresa que os jogadores poderão escolher entre o sistema delay-based e o rollback.
Alguns exemplos de jogos de luta que utilizam o rollback netcode são:
- Injustice 2
- Brawlhalla
- Street Fighter V
- Guilty Gear -Strive-
- PlayStation All-Stars Battle Royale
- King of Fighters
Por fim, não deixe de acompanhar o Vale do Pontar para ficar por dentro de tudo que acontece na indústria dos games da cultura pop. Além disso, nos acompanhe também na Twitch, Youtube, Twitter e Instagram!
Veja também
https://valegeek.com.br/cultura-pop/filmes/reboot-de-highlander-com-henry-cavill-pode-sair-do-papel-em-breve/