Dev de Cyberpunk 2077 fala de nudez e Battle Royale nos games.

CP 77

Em uma entrevista para o site Forbes da Itália, com o diretor de missões de Cyberpunk, Mateusz Tomaszkievicz fala um pouco do desenvolvimento do jogo e sua participação nele e que acredita ainda que o mercado de jogos single player  com uma boa narrativa ainda tem muita competitividade em um mundo dominado por battle royales. 

Descreva-nos Cyberpunk 2077

É um jogo de RPG de mundo aberto em primeira pessoa, com uma forte impressão narrativa e em que as escolhas do jogador têm consequências precisas. O Cyberpunk 2077 oferece vários estilos de jogabilidade, desde o stealth – o gênero no qual você progride se você não puder ser descoberto (ed) – a ação frenética e combate corpo-a-corpo. Ele permite que você escolha a abordagem que preferir.

Qual foi o seu papel no desenvolvimento do jogo?

Eles são o chamado “diretor de busca” do Cyberpunk 2077 . Meu papel é dar orientação aos designers que trabalham com conteúdo relacionado à história. Eu valorizo ​​seu trabalho e faço tudo que posso para garantir sua qualidade e bom desempenho. Participo de discussões relacionadas ao design narrativo, escrita, e junto falo com os artistas e outras equipes que criam o conteúdo.

Quanto o game terá em comum com o jogo de tabuleiro de 1988 do qual é feito?

O Cyberpunk 2077 é a continuação do universo descrito no jogo de tabuleiro, de modo que os jogadores do original reconhecerão muitos elementos característicos: algumas empresas antigas ainda estão por aí, embora tenham mudado ao longo dos anos. Aqui, em geral, nosso jogo está enraizado na configuração original e imagina as mudanças que podem ter ocorrido nos próximos 57 anos. Quanto à mecânica de jogo, em vez disso, nós os adaptamos ao novo suporte interativo. E tenho certeza que muitos ficarão surpresos.

Por que a ficção científica, particularmente a ficção distópica, desperta tanto interesse hoje?

Além de admirar, o progresso sempre trouxe consigo o medo. Quando ouvimos sobre as últimas descobertas tecnológicas, é difícil não pensar nas conseqüências não intencionais que elas poderiam trazer – é aí que a ficção começa, inventando histórias sobre as diferentes possibilidades de nosso futuro. Estou convencido de que hoje tendemos a pensar em um distópico amanhã devido ao aquecimento global, que é cada vez mais ameaçador para nossa existência.

Em um mercado dominado pelo vertiginoso crescimento das exportações e da battle royale como a Fortnite ou a Apex Legends , que espaço permanecerá para os narradores únicos?

Acredito que as aventuras individuais respondem a uma necessidade pública que não pode ser atendida pela abordagem competitiva. Com o sucesso de The Witcher 3 , mas também de outros jogos single-player, os últimos anos mostraram que os jogadores estão interessados ​​em histórias com personagens fascinantes e carismáticos. Produções como a nossa permitem que você mergulhe no universo do jogo por muitas horas, aproveite os cenários, a música e explore muitas configurações diferentes. Estou convencido de que os jogos para um jogador não morrerão em breve.

Parece que no Cyberpunk 2077 não será raro se deparar com cenas de nudez, uma escolha rara no setor e já arauto de muitas controvérsias; Você quer explicar seu ponto de vista?

O uso contextual da nudez pode apoiar uma narrativa específica, criar o tom certo para uma cena e até mesmo contribuir para a construção do mundo do jogo. Dito isso, eu não gosto quando é forçado a sair do contexto (armaduras de topless de uma certa fantasia, estou falando de você!). A nudez e o erotismo são temas sensíveis, já que durante anos a sexualidade tem sido um tabu em diferentes culturas. Por outro lado, é fácil exagerar e transformar seu jogo em uma fantasia de coceira para adolescentes. Eu acho que é apenas uma questão de encontrar as proporções corretas e a abordagem correta.

A indústria polonesa de games tornou-se crucial. Quais foram as principais razões para o crescimento?

O desenvolvimento de videogames tem uma longa história na Polônia, graças a alguns grandes estúdios e muitos veteranos que tornaram possível para pessoas como eu aprenderem design de jogos e, acima de tudo, começarem sua carreira. Eu acho que esta rede sólida é a nossa maior força. Há também outro fator, difícil de explicar – há algo em nossa cultura e na abordagem da vida em geral, que deu um toque sombrio aos nossos jogos. A Polônia teve uma história difícil, que nos é ensinada na escola e que adiciona uma sensação sombria aos nossos videogames. Algo que, obviamente, agrada até além de nossas fronteiras.

O segredo do Cd Projekt RED?

Há rum em nosso café – risos, (nda). Falando sério: temos muitas pessoas apaixonadas e talentosas que estão interessadas em desenvolver jogos de vídeo com o melhor de suas habilidades. Ao mesmo tempo, a cultura de nosso estudo estimula o pensamento livre e expressa sua opinião. Tudo aqui.

Você acha que os videogames continuarão se expandindo e interessando um novo público?

Eu acredito que isso já está acontecendo. Para muitas pessoas, especialmente as gerações anteriores, os videogames são, em sua maioria, experiências competitivas e de arcade para um público limitado. Sentir que os orçamentos de alguns videogames competem com os das maiores produções de Hollywood impressiona e coloca os videogames sob uma luz diferente. Além disso, os políticos e a mídia não podem ignorar a influência que os videogames têm em economias e públicos cada vez mais amplos. Acho que um dos melhores exemplos é Donald Tusk, nosso ex-primeiro-ministro, que em 2011 doou uma edição de colecionador de The Witcher 2 a Barack Obama.

Voltando aos medos contemporâneos, a tecnologia é uma parte cada vez mais difundida de nossa vida cotidiana. O que o futuro nos reservará?

Eu sinceramente acredito que a tecnologia e a ciência fazem a humanidade progredir e espero que possamos usá-las para resolver problemas como o aquecimento global. No momento, o futuro parece sombrio para mim, a menos que nossos representantes institucionais tomem uma posição firme contra esse problema.

Imagine um game de 2077 e descreva-o para nós

 Uma narrativa de mundo aberto, que explora uma espécie de interface neural direta. Ele permitirá uma imersão sensorial completa sem a necessidade de usar uma viseira ou mover seus braços. Quanto ao cenário, gostaria de uma abordagem moderna à fantasia, ou talvez a um novo cenário que só surgirá daqui a alguns anos.

Mais novidades do game será revelado na E3 2019. Cyberpunk 2077 esta confirmado para PC, PS4 e Xbox One, e para a próxima geração de consoles que deve desembarcar já em 2021. 

Autor(a): Pedro Voltera
Publicado em:
Categoria(s): Cyberpunk 2077

Comments

No Comments

Deixe um comentário