Steampunk | Livros de autores brasileiros para conhecer o gênero

O Steampunk é um gênero literário que tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos. Inspirado na era vitoriana, o Steampunk mescla elementos de ficção científica, fantasia e tecnologia avançada movida a vapor. Ademais, os cenários geralmente são ambientados em uma realidade alternativa, onde o mundo é movido por engrenagens e máquinas a vapor. Além disso, apresenta personagens que são verdadeiros inventores e cientistas, com suas criações muitas vezes fantásticas e inusitadas.

No Brasil, existem diversos autores que se aventuram no universo do Steampunk, criando histórias incríveis e fascinantes que prendem o leitor do começo ao fim. Se você é fã deste gênero ou quer conhecer mais sobre ele, confira alguns livros Steampunk de autores brasileiros (os links para adquiri-los estarão no final da matéria).

Obs: a ordem de apresentação dos títulos é meramente alfabética, sem qualquer tipo de classificação de qualidade.

A lição de anatomia do temível Dr. Louison

A lição de anatomia do temível Dr. Louison (2014).

Autor: Enéias Tavares

Editora: Fantasy

Publicação: 01 de agosto de 2014

Sinopse:

Em 1911, na cidade de Porto Alegre, dirigíveis enormes dominam o céu e o ambiente é preenchido com fumaça de várias fontes, como bondes, fábricas, estaleiros, charutos, cachimbos e cigarrilhas. Assim como o barulho constante de maquinários e as vozes robóticas contribuem para criar uma atmosfera caótica e futurista, típica do Steampunk. Nesse cenário, um jornalista carioca chamado Isaías Caminha é enviado para a cidade para escrever sobre o assassino em série Antoine Louison, que chocou a cidade exibindo os órgãos de suas vítimas.

Depois que o Dr. Louison é capturado e preso em um hospício, ele misteriosamente desaparece de sua cela de segurança máxima. Isaías e um grupo de investigadores se unem para descobrir seu paradeiro e, durante a busca, se deparam com a sociedade secreta de intelectuais conhecida como Parthenon Místico, que inclui personagens aclamados da literatura brasileira, como Rita Baiana, Pombinha, Simão Bacamarte e Solfieri.

A narrativa, repleta de reviravoltas e surpresas, transporta o leitor para uma Porto Alegre alternativa, onde a tecnologia e a ciência estão em pleno desenvolvimento, mas também convivem com a violência e a criminalidade. O livro é uma mistura de mistério e ficção Steampunk, que envolve elementos tecnológicos modernos em um cenário histórico.

Guanabara Real: A Alcova da Morte

Guanabara Real: A Alcova da Morte (2017).

Autores: Enéias Tavares, Nikelen Witter e A.Z. Cordenonsi.

Editora: AVEC Editora

Publicação: 08 de dezembro de 2017

Sinopse:

No Brasil de 1892, durante a inauguração da estátua do Corcovado, a elite carioca é surpreendida por um terrível crime. A resolução do mistério requer a colaboração da detetive particular Maria Tereza Floresta, do engenheiro positivista Firmino Boaventura e do místico Remy Rudá, que terão de enfrentar uma trama perigosa de corrupção e poder.

O caso que parecia ser simples, aos poucos se revela um plano que ameaça o futuro do país e a agência de detetives Guanabara Real terá de usar sua habilidade para decifrar enigmas tecnológicos e mistérios sobrenaturais da assustadora Alcova da Morte. Três autores criam uma história que envolve investigação policial, ficção científica e terror sobrenatural, tendo como pano de fundo um Rio de Janeiro fictício.

Homens e Monstros: A Guerra Fria vitoriana

Homens e Monstros: A Guerra Fria vitoriana (2013).

Autor: Flávio Medeiros Jr

Editora: Draco

Publicação: 19 de agosto de 2013

Sinopse:

Este livro explora a ideia de que a guerra pode transformar homens em monstros ou apenas revelar o que já está dentro deles. Situado em um mundo steampunk alternativo onde o Império Asteca se tornou parte do Império Britânico e há uma Guerra Fria entre a Inglaterra e a França, o romance segue os agentes do serviço secreto francês liderados por Jules Verne contra os enviados da Inglaterra liderados por H.G. Wells.

Através dos embates entre esses ministros da Ciência, a humanidade alcança grandes realizações tecnológicas. O livro apresenta personagens conhecidos da literatura fantástica vitoriana, incluindo o Almirante Nemo, Axel Lidenbrock e Dr. Jekyll.

O autor, Flávio Medeiros Jr, questiona a ética na guerra e como ela transforma os homens. Se a guerra os torna em monstros ou apenas traz à tona o que já estava dentro deles, só lendo para descobrir.

Le Chevalier e a Exposição Universal

Le Chevalier e a Exposição Universal (2015).

Autor: A.Z. Cordenonsi

Editora: AVEC

Publicação: 03 de dezembro de 2015

Sinopse:

O livro descreve Paris em 1867, à beira de celebrar a Exposição Universal e estabelecer-se como a capital do mundo moderno, impulsionada pela tecnologia a vapor e pelos drozdes mecânicos, uma espécie de autômatos em formato de animais. Nessa Paris alternativa, é possível vislumbrar um futuro que nunca foi, mas que poderia ter sido.

No entanto, a França enfrenta ameaças da Prússia, que busca expandir seus domínios após derrotar a Áustria em uma breve guerra. Enquanto a elite parisiense se deleita em jantares luxuosos, o submundo da espionagem internacional prospera nos becos sujos e catacumbas infestadas de ratos. Para combater essa ameaça, o Bureau convoca seu melhor homem, um espião sem passado ou nome conhecido apenas como Le Chevalier.

Essa obra não só nos transporta para uma realidade alternativa fascinante, mas também nos faz refletir sobre o impacto da tecnologia em nossas próprias vidas, e como ela pode transformar a nossa sociedade de maneiras que nunca imaginamos.

Steampunk Ladies: Vingança a Vapor

Steampunk Ladies: Vingança a Vapor (2015).

Autor:  Zé Wellington

Editora: Draco

Publicação: 18 de novembro de 2015

Sinopse:

Steampunk Ladies: Vingança a Vapor é uma história em quadrinhos que celebra o Steampunk, com muitas invenções e um visual que presta homenagem a esse gênero. Foi escrita por Zé Wellington, desenhada por Di Amorim e Wilton Santos, colorida por Ellis Carlos e contou com letras e design gráfico de Deyvison Manes. Ao desafiarem as expectativas sociais de seu tempo, essas mulheres se tornam lendas do Velho Oeste.

O texto descreve um passado alternativo em que a tecnologia avançou muito mais do que na realidade, e a Inglaterra do século XIX tornou-se o centro de grandes invenções revolucionárias. Estas invenções estão sendo usadas pela Inglaterra em uma campanha para subjugar o resto do mundo. Nesse sentido, é possível perceber como a tecnologia pode ter um papel ambíguo na história da humanidade, tanto impulsionando o progresso quanto sendo usada para fins nefastos.

No entanto, um grupo de sufragistas, que são a única força de oposição resistente, é ajudado por Sue e Rabiosa, duas mulheres americanas que chegaram recentemente. Elas se juntam ao grupo para confrontar o primeiro-ministro controlador inglês e um grupo misterioso que atua globalmente. Essa é uma obra que instiga, sobretudo, a reflexão e nos faz questionar os rumos que a tecnologia pode tomar em nosso próprio mundo.

Vaporpunk: relatos steampunk publicados sob as ordens das suas majestades

Vaporpunk: relatos steampunk (2012).

Autor: vários autores

Editora: Draco

Publicação: 13 de julho de 2012

Sinopse:

A coletânea “Vaporpunk – Relatos steampunk publicados sob as ordens de Suas Majestades”, organizada por Gerson Lodi-Ribeiro e Luis Filipe Silva, apresenta oito noveletas Steampunk escritas por autores renomados do Brasil e de Portugal.

Essas histórias imaginam uma era vitoriana alternativa, repleta de inovações tecnológicas, disputas políticas e personagens famosos, regadas a muita aventura e surpresas. Aliás, ao ler essa coletânea, é possível embarcar em uma viagem no tempo e se surpreender com as possibilidades que um mundo movido a vapor poderia oferecer. Essa obra não apenas nos apresenta uma realidade alternativa fascinante, mas também nos faz pensar em como o Brasil e Portugal poderiam ter sido diferentes com tantas inovações. Por certo é uma leitura enriquecedora que irá expandir a sua mente e transportá-lo para outras dimensões.

Onde comprar os livros?

Todos os títulos apresentados estão disponíveis para venda na Amazon. Se acaso você tiver interesse em adquirir algum, clique abaixo no título que você desejar para ser redirecionado à página de compra. Comprando pelos nossos links, você não só terá acesso aos melhores livros Steampunk brasileiros, como também ajudará o Vale a se manter na ativa e continuar trazendo os melhores conteúdos.

A lição de anatomia do temível Dr. Louison

Guanabara Real: A Alcova da Morte

Homens e Monstros: A Guerra Fria vitoriana

Le Chevalier e a Exposição Universal

Steampunk Ladies: Vingança a Vapor

Vaporpunk: relatos steampunk publicados sob as ordens das suas majestades

Esses são apenas alguns dos livros Steampunk brasileiros que valem a pena conferir. Se você está em busca de uma leitura emocionante, cheia de aventura e fantasia, não deixe de dar uma chance a essas obras incríveis. Certamente, você não irá se arrepender de embarcar nessas histórias fantásticas. Portanto, não perca essa oportunidade de se encantar com essas histórias e descobrir um mundo novo e fascinante.

Por fim, não deixe de acompanhar o Vale do Pontar para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da cultura pop. Além disso, nos acompanhe também na TwitchYoutubeTwitter e Instagram!

AUTOR DA MATÉRIA: Allan F. F. Gouvea

Veja também

https://valegeek.com.br/cultura-pop/jogos/hogwarts-legacy-tera-sequencias-e-uma-serie-de-tv-apontam-rumores/

Autor(a): Pedro Voltera
Publicado em:
Categoria(s): Cultura Pop Literatura

Comments

Comments are closed.