Conheça a série da Netflix sobre rainhas africanas

Rainhas Africanas (em inglês, “African Queens”) é uma série documental da Netflix que explora a vida e o legado de mulheres históricas africanas que se destacaram como líderes e guerreiras em seus respectivos reinos e impérios.  série é narrada pela atriz britânica Jada Pinkett Smith, e apresenta entrevistas com historiadores, acadêmicos e especialistas em cultura africana, além de reencenações dramáticas e imagens de arquivo.

Segundo Jada Smith, a ideia da série veio quando ela e sua filha, Willow Smith, se questionaram sobre quem eram as rainhas africanas e porque se sabe tão pouco sobre elas.

“Agora é um momento sábio para lançar ‘Rainhas Africanas’, pois ‘A Mulher Rei’ e ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ tornaram mais fácil para a Netflix contar essa história”, disse Jada. “Esperamos que isso possa inspirar a próxima geração”.

A primeira temporada da série apresenta quatro episódios, focados em Njinga Mbande, rainha de Dongo e Matamba, territórios que hoje correspondem à Angola. Njinga governou durante o século XVII, sendo a primeira governante feminina do país. Reconhecida por sua habilidade em combinar técnicas políticas e diplomáticas com conhecimentos militares, ela se tornou um símbolo de resistência.

“Rainhas Africanas” apresenta uma nova visão sobre a história da África

A maioria dos documentários ocidentais atuais frequentemente dependem exclusivamente de historiadores americanos para contar ou interpretar de forma incorreta aspectos da história africana. Em contrapartida, Jada Smith e sua equipe garantiram a precisão histórica convidando vários historiadores africanos para participar na construção da série.

Um dos maiores trunfos da série é a maneira como ela desafia as percepções comuns sobre a África e sua história. Com frequência, os colonizadores europeus contam a história africana do seu próprio ponto de vista, ignorando ou distorcendo as vozes e histórias dos africanos. “Rainhas Africanas” ajuda a preencher essa lacuna, oferecendo uma nova perspectiva sobre a história africana. A série se empenha em mostrar que a África tem uma rica história própria, com pessoas poderosas e influentes que moldaram a região.

Além disso, a série também é importante por destacar as realizações das mulheres africanas. Com frequência, as pessoas contam a história do ponto de vista masculino, e acabam ignorando ou minimizando as conquistas das mulheres. Esta série da Netflix ajuda a corrigir esse desequilíbrio, mostrando como essas mulheres desafiaram as normas de gênero e lideraram seus povos com sucesso.

De acordo com o portal Mundo Negro, se houver uma renovação da série, ela terá Cleópatra, a rainha do Egito, como tema principal da segunda temporada. Por ora ainda não há maiores informações sobre a continuação da série, no entanto, o interesse do público será um fator determinante para a sua renovação. O trailer oficial da série você pode conferir abaixo:

Por fim, não deixe de acompanhar o Vale do Pontar para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da cultura pop. Além disso, nos acompanhe também na TwitchYoutubeTwitter e Instagram!

Fontes: mundonegro

Veja também

https://valegeek.com.br/cultura-pop/como-treinar-o-seu-dragao-ganhara-adaptacao-live-action/

Autor(a): Pedro Voltera
Publicado em:
Categoria(s): Cultura Pop Séries

Comments

Comments are closed.