Por todo o mês de março, estará acontecendo o chamado “PokéCenso”. A iniciativa é inédita no Brasil, como divulgado pelos próprio twitter do projeto, tem o objetivo de “conhecer a comunidade”. Esse projeto, além de traçar um perfil dos fãs de Pokémon, auxiliará criadores de conteúdo à entender melhor o que as pessoas querem saber mais. Assim, a colaboração de todos é muito importante. Veja os tweets oficial do projeto:
Caso você queria contribuir respondendo essa pesquisa, você pode fazê-la por este link.
O formulário demora por volta de 10 minutos para ser preenchido. Além disso, se você tiver menos de 14 anos, deve preenchê-lo junto de responsável. A pesquisa ocorrerá até o dia 28 de março, e terá os dados publicados também por aqui.
Como surgiu o PokéCenso
Em entrevista ao Multiverso+, uma das organizadoras – que tem, inclusive, muita experiência em portais brasileiros de Pokémon – nos contou sobre o surgimento do projeto. Segundo ela, a ideia do PokéCenso surgiu depois de muita conversa entre dois colegas que queriam entender melhor a sua comunidade. Por isso, queriam entender com um recorte mais profundo do que as análises de plataformas como YouTube e Instagram. “Lá, podemos ver a idade média, localização e gênero. Mas outras informações, como região ou temporada do anime favorita, são coisas que esses relatórios não mostravam”.
Além disso, a pokéfã também tinha contato com outros criadores de conteúdo importantes, que posteriormente integrariam a lista de apoiadores do projeto. Assim, o PokéCenso foi tomando forma, procurando ser um projeto transparente e que deixará todos os dados coletados pela pesquisa como públicos. “Queremos que estes dados estejam disponíveis para quem entrar depois na comunidade e possa saber por onde começar, que assunto que as pessoas estão mais interessadas”, completou.
Como dito acima, a ideia é que os dados da pesquisa se tornem públicos após o dia 28 de março. Mas os organizadores também não querem deixar o projeto sem vida até a próxima pesquisa, que ocorrerá em 2026.
A organizadora adiantou que a PokéCenso está, inclusive, tentando contatar empresas influentes dentro da comunidade dos monstrinhos de bolso, como a Companhia Paulista de Papéis e Artes Gráficas (Copag).
Enfim, confira muito mais notícias aqui no Vale do Pontar, nos siga nas redes sociais e confira nossos vídeos.