Conheça Bágdex: O Jogo, o Pokémon brasileiro

Bágdex: O Jogo é um projeto de RPG eletrônico de monstros de bolso. A partir das informações apresentadas na página do financiamento coletivo, o jogo é uma versão brasileira de franquias que utilizam monstro mágicos como companheiros de aventuras, mas com personagens e lugares fictícios inspirados no Brasil. Os monstrinhos de bolsos aqui são apresentados com o nome de Bágmons e são inspirados na fauna e flora brasileira. Ficou interessado? Continue lendo para saber mais detalhes acerca do projeto.

Informações gerais sobre o Bágdex

O jogo de Bádgex tem a intenção de transformar a fauna e flora brasileiras em criaturas fantásticas. Além disso, Bagdéx utilizará nossa cultura para criar um novo mundo no qual estas criaturas, e seus treinadores, habitarão. Naturalmente, um dos elementos do jogo serão as batalhas entre estes “monstros de bolsa”. No entanto, não há capturas de Bágmons.

“Crie seu próprio centro de treinamento para treinar, cuidar e estabelecer relações de amizade com seus Bágmons. Aqui, nada de capturas: seus Bágmons são completamente livres, seu papel é coletar dados de pesquisa e garantir o seu bem-estar.”

 De acordo com os criadores, os elementos principais do jogo serão:

  • +150 espécies de monstrinhos
  • 5 regiões com características e culturas únicas
  • Combates de turno
  • Exploração e coleção de Bágmons
  • Narrativa sobre biodiversidade e a importância de nossas florestas
  • Personagens carismáticos

Outro elementos importante é que Bagdéx também possui competições oficiais, com os treinadores podendo desafiar “Líderes de Estádio” para avançar na competição e, provavelmente, participar de algum campeonato nacional que definirá o campeão.

Região inspirada no Brasil

Nos jogos originais de Pokémon, cada geração é ambientada em uma região específica. As quatro primeiras foram inspiradas em regiões do Japão, enquanto as seguintes em regiões de diversas partes do mundo. Por exemplo, a região de Sinnoh (4ª geração) foi inspirada na Ilha de Hokkaido e a região de Unova (5ª geração) foi baseada em Manhattan.

Em Bágdex os jogadores terão suas jornadas em Brasilis, um lugar obviamente inspirado no Brasil. Segundo diz a página do jogo, trata-se de uma terra tropical, mas com biomas variados. É possível encontrar em Brasilis localidades litorâneas, como praias, assim como florestas tropicais e regiões serranas. Levando em consideração que haverá cinco regiões diferentes, cada uma delas deve possuir alguns biomas específicos, que representem a variedade ambiental brasileira. Além disso, o jogo se desenvolverá de modo que os jogadores poderão aprender sobre a história e cultura de Brasilis, assim como sua natureza e, provavelmente, a biologia dos Bágmons.

A equipe de vilões do jogo

Tal como em Pokémon, e demais franquias envolvendo monstros de estimação como amigos, também há equipes criminosas em Bádgex. Algo que não surpreende tanto, afinal, o jogo será ambientado em uma terra similar ao Brasil. Portanto, é de se imaginar que, em um mundo habitado por animais com poderes mágicos, o crime organizado se apossaria deles para seus próprios interesses.

Inclusive o possível lema da organização criminosa é bastante peculiar a nós: “prepare-se para a treta!”. Ao menos é como os antagonistas são apresentados ao público pelos criadores do jogo. A propósito, seu nome também é, no mínimo, curioso: “Equipe K-Reta”.  Eis o que é dito sobre eles:

“Toda história tem os seus antagonistas, dessa vez quem vai tentar impedir você de cumprir seus objetivos é a barulhenta e dançante Equipe K-Reta.”

Por enquanto, ainda não há maiores informações sobre seus objetivos e métodos utilizados, mas se tratando de vilões “brasileiros”, podemos esperar qualquer coisa. Se tivéssemos que teorizar poderíamos pensar em bandos de cangaceiros que usam Bágmons em vez de armas, ou traficantes que controlam as comunidades com estes monstros poderosos. Ou quem sabe, eles são, na verdade, justiceiros? Enfim, as possibilidades são muitas, porém, só saberemos a resposta quando o jogo for lançado.

Homenagem à cultura e ao folclore brasileiro

De acordo com os desenvolvedores, Bádgex é mais que um jogo. Uma das intenções do projeto é homenagear a cultura e folclore do Brasil, e de uma forma não centralizada em nenhuma região específica. Como informado, o jogo terá cinco regiões, similarmente à quantidade de regiões do Brasil, logo, cada região do jogo deve retratar uma do nosso país. Esta é uma forma inclusiva e dinâmica de explorar o potencial da nossa cultura, visto que nosso país, de dimensão continental, abriga diversas culturas diferentes. Com uma boa pesquisa e comprometimento, uma homenagem digna, e sem preconceitos, poder ser alcançada.

Bágdex é uma cópia de Pokémon?

Não, no máximo pode-se dizer que tem Pokémon como uma fonte de inspiração. Franquias nas quais os heróis compartilham aventuras com monstros de estimação são bem mais antigas que Pokémon. Alguns exemplos incluem Doraemon e Super Dínamo. E é claro Digimon, que surgiu simultaneamente a Pokémon, evoluindo dos famosos tamagotchis. E após Pokémon, o conceito continuou a ser amplamente utilizado, como podemos observar em Medabots, Yo-kai Watch, Dinosaur King, Bakugan e Beyblade. Todas estas franquias, e muitas outras, utilizaram à sua maneira (às vezes sutil) o conceito de monstros como parceiros de aventuras.

Desse modo seria injusto classificar Bágdex: O Jogo como uma mera cópia de Pokémon. Naturalmente, podemos encontrar semelhanças e até referências, contudo, também há diferenças, como a forma como se conquista um Bágmon e os aspectos culturais do jogo. Além do mais, um simples plágio de Pokémon teria vida curta, visto que a Nintendo não mede esforços em abrir processos judiciais contra quem viola (na sua própria visão) seus direitos autorais.

Apoie o projeto e receba recompensas

Por não se tratar de um jogo feito por uma grande desenvolvedora, Bágdex está contando com a ajuda de seus futuros jogadores. Utilizando de uma campanha de financiamento coletivo, os criadores da franquia oferecem prêmios aos colaboradores, como moletons, posters, ter seu próprio treinador e até criar seu Bágmon mítico.

Há também formas de apoiar que permitem ao jogador ter seu nome nos créditos. Os valores do financiamento variam de acordo com as recompensas desejadas pelo financiador. Para saber mais a respeito, clique aqui e confira em primeira mão os detalhes.

Quando o jogo será lançado?

Segundo diz a página do financiamento, a campanha terá duração de três meses, entretanto, nada foi dito sobre o lançamento do jogo. Na aba de dúvidas gerais, há apenas o aviso: “Não temos previsão de quando o jogo lançará.”

Ou seja, mesmo que o financiamento acabe em três meses, ainda poderá demorar muitos outros até o lançamento, principalmente porque o jogo ainda está em fase de produção. Assim sendo, nos resta aguardar, mas enquanto isso, você decerto gostará de conferir o trailer:

Por fim, não deixe de acompanhar o Vale do Pontar para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da cultura pop. Além disso, nos acompanhe também na TwitchYoutubeTwitter e Instagram

AUTOR DA MATÉRIA: Allan F. F. Gouvea

Veja também

https://valegeek.com.br/cultura-pop/the-flash-filme-ganha-seu-primeiro-trailer/

 

Autor(a): Pedro Voltera
Publicado em:
Categoria(s): Cultura Pop Jogos

Comments

Comments are closed.