Ah Final Fantasy Tactics, que jogo maravilhoso! Certamente é um dos maiores e melhores RPGs de todos os tempos! Nós temos dois vídeos no nosso canal contando a história desse jogo genial desse jogo, que você pode conferir no fim do nosso post. Porém se quiser a história completa do jogo em formato de texto, veio ao lugar certo! Vamos embarcar em Ivalice agora…
Ah, se quiser sentir o drama do por quê Final Fantasy Tactics é tão amado, assista ao nosso vídeo abaixo antes de mergulhar na história do jogo!
Introdução ao mundo de Ivalice
Vamos falar da guerra dos 50 anos. Esta foi travada entre Ivalice e Ordallia, o seu reino vizinho a leste.
O Reino de Ivalice; guardado para sempre pelos leões de duas cabeças e pelo sol que brilha sobre eles… Um ano após a derrota da Guerra dos 50 Anos, o Rei de Ivalice havia morrido de uma doença terminal anteriormente e o príncipe que o sucedeu tinha apenas 2 anos. Isso significava que seu guardião realmente reinaria em seu lugar como rei. O irmão mais velho da rainha, Larg, foi designado como guardião, mas, temendo um reinado opressivo da rainha, o parlamento derrubou o príncipe em potencial. Nomeando, em vez disso, o primo do rei, o príncipe Goltana, como guardião. Goltana e Larg ambos são generais respeitados que se provaram na Guerra dos 50 Anos. O príncipe Goltana teve o apoio dos poderosos nobres, mas nobres e cavaleiros desprivilegiados apoiaram claramente o príncipe Larg. O Leão Negro simboliza o Príncipe Goltana e o Leão Branco simboliza o Príncipe Larg. Este é o início do que mais tarde será conhecido como “A Guerra dos Leões”.
O jogo possui um tempo no “futuro”, ao qual Arazlam Durai, um estudioso histórico pesquisando o passado, encontra os escritos de seu ancestral, os Documentos Durai, que contam a verdade sobre o lendário herói, Delita Heiral. Os jornais sugerem que o verdadeiro herói era um nobre chamado Ramza Beoulve, cujo papel se perdeu na história. A história de Ramza e Delita se passam 400 anos antes do “futuro de Arazlam”.
5 períodos.
-Guerra dos 50 anos
-Passado de Ramza
-Presente de Ramza
-Futuro de Ramza
-Futuro de Arazlam
Começo de Final Fantasy Tactics: Presente de Ramza. Este, que deixou de lado sua nobreza e se juntou a um grupo mercenário, chega ao Mosteiro Orbonne com o resto do grupo, liderado por Goffard Gaffgarion. O mosteiro, onde reside a princesa Ovelia Atkascha, é atacado por vários cavaleiros do Céu do Norte vestidos como cavaleiros do Céu do Sul, e o grupo de Gaffgarion, contratado para defender a princesa, ajuda a combatê-los.
Durante o ataque, Delita entra e sequestra a princesa. Agrias Oaks, a guarda-costas da princesa, junta-se ao grupo de Ramza para caçar Delita. Ramza, que não vê Delita há anos e pensou que ele estava morto, fica chocado e não consegue entender suas intenções. Ele pensa nos tempos em que os dois costumavam lutar juntos na Ordem do Céu do Norte.
Capítulo 1: O Magro
Passado de Ranza. Há um ano, Ramza e Delita eram amigos de infância e cadetes da Ordem do Céu do Norte. Ramza era o terceiro filho da nobre Casa Beoulve, enquanto Delita era filho de uma plebeia que trabalhava na casa de Ramza junto com sua irmã, Tietra Heiral. Os dois estudaram na Academia na Cidade Mágica de Gariland e eram melhores amigos.
Devido à derrota de Ivalice na Guerra dos Cinquenta Anos, os soldados que voltavam para casa não podiam ser pagos. Isso criou uma insatisfação generalizada com a nobreza e provocou revoltas em Ivalice, como a revolta da Brigada Corpse (Dead corpse) no ducado de Gallionne, de Ramza. Quando as forças da Brigada Corpse atacam Gariland, os alunos da Academia são enviados para combatê-los, e Ramza e Delita lideram seu grupo à vitória (manda os menos importante lá, os estudantes kkk). Depois, eles retornam à sede do poder da Casa Beoulve, o Castelo Eagrose.
O grupo de Ramza encontra um escudeiro solitário cercado pelas forças da Brigada Corpse. Eles o resgatam e descobrem seu nome: Argath Thadalfus, conhecido como Algus Sadalfas. Argath é um nobre servo do Marquês Elmdore, que foi sequestrado pela Brigada Corpse, um grupo rebelde que busca usurpar a aristocracia. Argath fala sobre sua situação ao irmão mais velho de Ramza, o frio Dycedarg Beoulve, co-governante da casa com seu irmão Zalbaag desde a morte de seu pai Barbaneth. Apesar da maneira insolente de Argath, Dycedarg diz que fará o que puder, embora ordene que Ramza fique no castelo. Enquanto Ramza visita sua irmã mais nova, Alma Beoulve, Zalbaag dá uma dica a Ramza sobre o paradeiro do Marquês, sugerindo que ele o resgate.
O grupo de Ramza vai para a Cidade Mercante de Dorter, onde eles avistam o líder da Brigada Corpse, Wiegraf Folles, mas as forças da Brigada interrompem sua perseguição. Argath captura o líder inimigo e bate nele até que ele revele a localização do marquês. Eles viajam para o Sand Rat Sietch, onde encontram Wiegraf matando seu próprio oficial, Gustav Margriff. Wiegraf diz que se opõe à tática desonrosa de sequestro e se oferece para trocar a vida do marquês Elmdore pela Gustav, e Ramza concorda. Com Elmdore seguro, Ramza retorna a Eagrose para encontrar Dycedarg irritado. Elmdore era um defensor da Ordem do Céu do Sul, e Dycedarg estava puxando as cordas de Gustav para derrubar um inimigo político.
Enquanto o grupo de Ramza se move para atacar um grupo da Brigada Corpse liderado pela irmã de Wiegraf, Milleuda Folles, uma força da Brigada liderada por Gragoroth Levigne ataca o Castelo Eagrose, ferindo Dycedarg e quase levando Alma como refém. Quando Zalbaag resgata sua irmã, Gragoroth agarra a amiga de origem humilde de Alma, Tietra, pensando que ela é nascida nobre. Dycedarg promete não atacar a Brigada enquanto eles detêm Tietra, mas Argath, que nunca foi amigo da classe camponesa, expressa sua desaprovação, causando uma discussão com Delita. Ramza fica do lado de seu amigo de infância e força Argath a sair da sua equipe. Ramza e Delita partem para resgatar Tietra e compartilham um momento assistindo o pôr do sol sobre Mandalia Plains. Procurando pela irmã de Delita, eles encontram Milleuda novamente. Embora eles não a vejam como um inimigo, ela se recusa a recuar e eles são forçados a matá-la. Eles encontram o grupo de Wiegraf segurando Tietra em um moinho de vento em Fovoham Windflats. Wiegraf quer libertá-la, mas é forçado a sair para lutar contra Ramza com seu chocobo, Boco, para que seus aliados possam escapar. Ele é espancado e foge, abandonando sua revolução à derrota inevitável. Gragoroth, temendo por sua vida, rouba Tietra e vai para a Fortaleza de Ziekden, com o grupo de Ramza seguindo. Apesar da promessa de Dycedarg de não atacar, Zalbaag lidera um ataque ao forte e ordena que seu novo soldado,
Argath, atire em Gragoroth, que está segurando Tietra com uma faca. Argath faz isso sem hesitação e fere mortalmente os dois. Vendo isso, Delita ataca Argath com a ajuda de Ramza. Eles matam seu antigo aliado e traem a Ordem do Céu do Norte, mas Gragoroth encheu o forte com pólvora e o incendiou. Ramza acha que Delita foi morto na explosão e abandona a Ordem e sua família para se tornar um mercenário.
Capítulo 2: O Manipulador e o Subserviente
Depois de contar sua história do passado, o jogo se encontra no Presente de Ramza. O grupo de Ramza, junto com Agrias e Gaffgarion, persegue Delita por Ivalice. Eles encontram ele e a princesa nas Cataratas de Zeirchele, cercados por forças hostis do Céu do Norte. Um cavaleiro do Céu do Norte diz a Gaffgarion para atacar Ramza e ele obedece, revelando-se um traidor trabalhando para Dycedarg. Delita luta ao lado de Ramza e diz a ele depois que ele estava tentando resgatar Ovelia no Céu do Norte, levando-a para a fortaleza no Céu do Sul em Fort Besselat. Ele sai, deixando o grupo de Ramza levar Ovelia em segurança no Castelo Lionel, mantido pela supostamente neutra Igreja de Glabados. No caminho, a equipe encontra um maquinista chamado Mustadio Bunansa, que está fugindo de assassinos enviados pela Baert Trading Company, um sindicato do crime especializado em tráfico de pessoas e contrabando de ópio. Mustadio se junta ao grupo de Ramza, pensando que encontrará ajuda em Lionel. Eles conhecem Alphonse Delacroix, segundo em comando da igreja, que oferece refúgio a Ovelia e sua cavaleira, Agrias, e revela um vasto conhecimento sobre a situação de Mustadio. Ela sabe que Mustadio carrega o Taurus auracite, um artefato de grande poder relacionado ao lendário Zodiac Braves, doze cavaleiros que dizem que doram liderados pelo Santo Ajora para derrotar um antigo demônio.
O cardeal promete ajudar Mustadio contra a trading. Ramza e Mustadio vão para a Cidade Mecânica de Goug, onde o pai de Mustadio, Besrudio, é feito refém pela empresa. Mustadio deixa Ramza brevemente para resgatar seu pai, mas é capturado. Ludovich Baert, chefe da empresa comercial, ameaça Ramza e exige que ele desista da pedra de Touro, mas Mustadio está preparado e diz a Ramza para lhe dar uma pedra falsa. A empresa acredita, mas ataca de qualquer maneira, e a equipe de Ramza os derrota e salva Mustadio e seu pai. Baert retorna ao seu mestre, ninguém menos que o cardeal, que, não querendo sofrer o fracasso, destrói seu conspirador usando uma magia desconhecida. Gaffgarion retorna ao seu empregador, Dycedarg, para relatar que não conseguiu matar Ovelia. Dycedarg envia Gaffgarion para lutar contra Ramza, aparentemente trabalhando com o cardeal e não se incomodando com a ideia de ordenar a execução de seu irmão. O cardeal bloqueia a rota de Ramza, forçando-os a viajar de navio para a cidade portuária de Warjilis para resgatar Ovelia. Eles encontram Delita, que diz a Ramza para ficar fora dos assuntos, dizendo que ele está indo contra a corrente da história, embora o que ele quer dizer seja desconhecido para Ramza. Eles encontram Agrias lutando contra os soldados do cardeal em Balias Swale. Ela diz que escapou do cardeal que planeja executar a princesa. O grupo de Ramza corre para salvá-la, mas Agrias foi enganada e eles encontram apenas Gaffgarion e suas tropas. Ramza o mata nos portões do Castelo Lionel, depois vai enfrentar o próprio cardeal. Delita, trabalhando com o cardeal e um homem desconhecido, leva Ovelia à Ordem do Céu do Sul. O homem revela que Ovelia não é realmente a princesa, mas uma impostora de baixo escalão colocada para criar conflitos entre a aristocracia, pois a verdadeira princesa morreu quando bebê.
Enquanto chorava na lápide de sua irmã por seu fracasso em protegê-la ou derrubar os nobres, Wiegraf é confrontado por Loffrey Wodring dos Cavaleiros Templários da igreja. Loffrey promete a Wiegraf que, se ele se juntar à organização, ele ajudaria a destruir os nobres tirânicos. Wiegraf aceita a oferta.
Ramza entra no domínio do cardeal e desafia Delacroix, que usa o poder da auracita de Escorpião para se transformar em um demônio Lucavi chamado Cúchulainn, o Impuro. O grupo de Ramza o derrota e este explode com energia escura, deixando a auracite para trás. Ramza percebe que as auracitas não são relíquias sagradas dos Bravos do Zodíaco, mas algo muito mais sinistro.
Com o Céu do Sul reivindicando Ovelia como a rainha legítima e o Céu do Norte segurando o Príncipe Orinus como rei, Ivalice está dividida pela guerra civil que fica conhecida como Guerra dos Leões. O Marquês Elmdore, agora lutando pelo Céu do Sul, morre em batalha, e a Rainha Louveria é capturada por seus inimigos e aprisionada em Fort Besselat. Delita sobe nas fileiras do Céu do Sul expondo uma trama e matando um senhor que traiu o Duque Goltanna. Os senhores sangram seu povo até secar, mesmo quando o reino é assolado pela fome e pela seca.
Capítulo 3: O Valente
Ramza e seu grupo vão falar com seus irmãos, que estão ocupando a Cidade Real de Lesalia junto com seu exército do Céu do Norte. Em sua jornada, eles encontram Orran Durai, filho adotivo do comandante mais feroz da Ordem do Céu do Sul, Conde Cidolfus Orlandeau, conhecido como o “Deus do Trovão” por sua força na batalha. Orran é ameaçado por um grupo de bandidos e fica agradecido quando o grupo de Ramza o salva, mas continua sozinho depois. Ramza chega a Lesalia e tenta convencer Zalbaag de que alguém está orquestrando a guerra, mas Zalbaag se recusa a ouvir.
Enquanto Ramza se prepara para deixar a cidade, inquisidores da igreja o confrontam, liderados por Zalmour Lucianada. Ramza foi tachado de herege por seu papel na morte do cardeal Delacroix. Ele se recusa a cooperar e eles tentam levá-lo à força, mas Ramza, seu grupo e sua irmã mais nova, Alma, derrotam o confessor (confessor é um sacerdote que ouve confissões). Ramza pretende ir ao Mosteiro de Orbonne para encontrar a auracita pedra do zodíaco) lá antes que a igreja o faça. Embora Ramza tema por sua segurança, Alma exige ir com ele.
Quando o grupo de Ramza chega a Orbonne, os Cavaleiros Templários já estão lá, liderados por Wiegraf Folles e Isilud Tengille. O ancião Simon, o monge que dirige o mosteiro e tutor de Alma, está ferido, mas oferece toda a ajuda que pode. Isilud recua capturando Alma. Wiegraf é mortalmente ferido, mas a auracita de Áries em sua mão, dado a ele pelos Cavaleiros Templários, fala com ele, prometendo salvá-lo da morte. Wiegraf aceita a oferta, transforma-se no demônio (também conhecido como Lucavis em FFT) Belias, o Gigas, e se teletransporta para longe. Antes de Ramza partir, um Elder Simon (Tá falando do Simon Penn-Lachish será?) quase morto lhe dá um livro que ele passou a vida traduzindo: as Escrituras de Germonique.
Os Lucavi são demônios em Final Fantasy Tactics trabalhando em segredo sob a cobertura da Igreja de Glabados para reviver seu líder morto, Ultima the High Seraph. Cada Lucavi também possui um hospedeiro humano, permitindo que eles interajam com outros em Ivalice sem chamar a atenção. O Lucavi pode alternar entre a forma humana e demoníaca por meio de sua auracita. FFT é a treta política com a igreja e os demônios do zodíaco no meio.
Germonique é a discípula que supostamente traiu Santa Ajora. Ajora é considerado pela Igreja Glabados como um filho dos deuses, mas o relato de Germonique não é nada parecido com a história que Ramza conhece. As escrituras afirmam que Ajora não era um homem santo, mas um revolucionário trabalhando para minar o Sacro Império Ydoran, e Germonique era um espião do império que vendeu Ajora. Ajora não tinha conexão com os Zodiac Braves, mas procurou pelos auracitos por um motivo desconhecido. Com este artefato em mãos, potencialmente desastroso para a igreja, Ramza parte para resgatar sua irmã.
A Ordem do Céu do Sul coloca Delita no comando da proteção da Princesa Ovelia e ele começa a amolecê-la, criando assim mais intimidade com a princesa. Delita promete protegê-la e declara sua ambição de destruir os poderes corruptos que governam Ivalice e reconstruí-la com uma nova ordem – tudo para o benefício de Ovelia, afirma ele. Delita salva Ovelia de uma tentativa de assassinato por agentes do Céu do Norte, trazendo-a para mais perto dele.
Ramza encontra Rapha Galthena sendo perseguida por seu irmão, Marach, e um grupo de homens de Barrington. Rapha é uma desertora de Khamja, um grupo de assassinos sob o comando do poderoso grão-duque Gerrith Barrington, que capturou Isilud junto com a auracita e a prisioneira de Isilud, Alma. Rapha fugiu de seu mestre depois que ele abusou sexualmente dela, mas nunca contou ao irmão. Vendo que Rapha está em perigo, Ramza a ajuda e ela se junta a seu grupo. Marach sobrevive à batalha e, falando por meio de um sapo, diz a Ramza que se ele lutar contra o Grão-Duque, sua irmã será morta.
Na fortaleza de Barrington no Castelo de Riovanes, Folmarv Tengille, líder dos Cavaleiros Templários, pai de Isilud e o homem misterioso que disse à princesa que ela é uma impostora, encontra-se com o Grão-Duque para negociações. Wiegraf está com ele. Barrington tenta usar sua influência contra Folmarv para criar uma aliança com os Templários, que ele considera o poder mais forte em Ivalice. Folmarv não está interessado em fazer um acordo e manda Wiegraf embora para acertar as contas com Ramza. Folmarv se transforma em um Lucavi, mata todos na sala e fere fatalmente seu próprio filho por sua fraqueza (não entendi esse trecho também). Alma escapa de sua cela e encontra Isilud pouco antes de sua morte. Após a conversa, Folmarv retorna, humano novamente. Ele sente que Alma será a nova anfitriã de seu “mestre” e, na esperança de completar sua missão, a leva embora.
Lá fora, Rapha e Marach partem para encerrar sua rivalidade pessoal. Dentro do castelo, Wiegraf ataca Ramza sozinho. Embora Ramza tente argumentar com ele, o ex-líder da Brigada Corpse anuncia que não se importa mais com a revolução camponesa ou com a morte de sua irmã, e apenas deseja trazer destruição para a humanidade (aquela boa e velha motivação clichê: Tocar o terror e é isso). Ramza derrota a forma humana de Wiegraf em um duelo um contra um, e Wiegraf se transforma em Belias assim que o grupo de Ramza chega. Juntos, eles o destroem.
No telhado do Castelo de Riovanes, Rapha enfrenta o Grão-Duque. Barrington admite ter abusado Rapha, fazendo Marach perceber que ele está lutando do lado errado. Barrington mata Marach e o grupo de Ramza chega, junto com o Marquês Elmdore e duas assassinas, Celia e Lettie. Ramza lembra que o marquês supostamente tinha morrido em uma batalha, e percebe que Elmdore também deve ser o anfitrião de um Lucavi (um demônio vindo da pedra do zodíaco). Apesar da dívida que ele deve a Ramza por salvar sua vida anos atrás, e seus servos atacam, mas recuam quando um deles está perto da derrota. Rapha fica de pé sobre o cadáver de seu irmão com uma auracita na mão e ouve uma voz vinda da pedra. Ramza teme que a pedra assumirá o controle de Rapha como fez com Wiegraf, mas em vez de um poder maligno, ele retorna Marach à vida com uma luz sagrada, e os dois irmãos Galthena se juntam ao grupo de Ramza.
A matança se torna conhecida nas tavernas de Ivalice como O Horror de Riovanes.
Capítulo 4: Em Nome do Amor/ Japonês:
Em japonês, o título do Capítulo é: ALGUÉM PARA AMAR. À medida que a guerra continuava, ambos os lados sofrem com a tensão, sabendo que, se a guerra não terminar logo, nenhum dos lados manterá poder suficiente para governar Ivalice. As Ordens concentram suas forças perto do Forte Besselat, na esperança de acabar com a guerra. A Ordem do Céu do Sul está especialmente enfraquecida, pois muitos senhores só continuam a servir o Duque Goltanna devido ao exemplo de Cidolfus Orlandeau, também chamado de Deus do Trovão. Embora Orran sugeriu a seu pai que ele deveria deixar a Ordem, o Conde Orlandeau está muito preso a seu código de honra para trair seu juramento a Goltanna.
Ramza busca a ajuda de Orlandeau, o aliado mais próximo de seu pai, no Castelo de Zeltennia. Durante a viagem, o grupo de Ramza é ameaçado pela filha de Folmarv, a templária Meliadoul Tengille. Como ela não sabe nada sobre Lucavi (os demônios do zodíaco), ela acha que o bando de Ramza matou seu irmão, Isilud, em Riovanes. Ramza a força a recuar, mas não consegue convencê-la de sua inocência.
Em Zeltennia, Ramza não encontra o Orlandeau, apenas Delita, que desiste da conspiração da igreja. Ele deve matar o Duque Goltanna e o Conde Orlandeau enquanto outros buscam eliminar os manda chuvas do Céu do Norte. Com ambos os lados incapacitados, a igreja assumiria o controle de Ivalice, usando as auracitas e a lenda dos Bravos do Zodíaco para convencer a população a seguir suas ordens. Zalmour aparece do lado de fora, caçando o herege que escapou dele em Lesalia e, embora Delita esteja trabalhando para a igreja, ele a trai brevemente ajudando Ramza a matar o confessor. Depois, Delita deixa Ramza, agora manipulando-o para atingir sua grande ambição.
O grupo de Ramza encontra um Templário chamado Barich Fendsor, que sabotou a Batalha do Forte Besselat devastando ambos os lados com veneno de musgo. Ramza derrota Barich e corre para a batalha, onde seu grupo abre as comportas, inundando o campo de batalha. Quando o veneno de musgo (essa é a tradução pra Mossfungus, né) é liberado, nenhum exército é seriamente afetado, mas a enchente impede o fim da Guerra dos Leões.
A verdadeira guerra ocorre nos bastidores. O duque Goltanna prende o conde Orlandeau como traidor, após uma denúncia falsa dada por Delita, e nomeia Delita como o novo comandante da Ordem do Céu do Sul. Delita usa a confiança do duque como uma oportunidade para assassiná-lo e, em seguida, mata um falso Deus do Trovão para silenciar a igreja enquanto o verdadeiro Conde Orlandeau se junta ao grupo de Ramza. Por outro lado, Dycedarg usa a confusão criada pelo veneno de musgo, como uma chance de assassinar Duke Larg. Zalbaag assiste à traição sem agir, mas o que vê o perturba. Antes de Larg morrer, ele menciona que Dycedarg assassinou seu pai, um choque para os ouvidos de Zalbaag. Zalbaag não confia mais em seu irmão.
Seguindo a pista de que Alma está no Castelo de Limberry, o grupo de Ramza se move para enfrentar o Marquês Elmdore na sede de seu poder. Ramza luta contra Celia e Lettie e revela suas verdadeiras formas: Ultima Demons. Argath, agora uma poderosa criatura morta-viva trazida de volta pelo marquês, ataca Ramza e é morto novamente. Eles encontram o marquês na cripta de Limberry, onde ele revela que Alma nunca esteve lá e toda a jornada foi uma armadilha, e se transforma no Lucavi Zalera, o Serafim da Morte. Meliadoul, que estava lá na hora, vê a forma demoníaca de Elmdore e se junta a Ramza para destruí-lo. Ela não pode mais negar a história de Ramza de que seu pai é um Lucavi e decide acompanhá-lo para acabar com os Lucavi.
Dycedarg, agora o comandante do Céu do Norte, é confrontado pelo Templário Loffrey Wodring, que faz insinuações sobre a culpa de Dycedarg na morte de seu pai, mencionando que aqueles mortos pelo fungos venenosos têm cogumelos crescendo em seus túmulos. Dycedarg nega tudo. Quando Loffrey sai, ele entrega a Dycedarg a auracita de Capricórnio como uma demonstração de boa vontade da igreja. Zalbaag ouve a conversa e verifica o túmulo do seu pai, Barbaneth. Encontrando os cogumelos venenosos, ele retorna para Eagrose, com a espada na mão.
Ramza ouve de Meliadoul que Dycedarg recebeu uma auracita. Ele corre por Ivalice para Eagrose e encontra seus irmãos mais velhos lutando entre si. Dycedarg afirma que estava fazendo o que era melhor para a Casa Beoulve. Dycedarg é morto, ativando a auracita em sua mão. Ele se transforma em Adrammelech, o Wroth, e destrói Zalbaag. Ramza e seu grupo derrotam Lucavi, encerrando o reinado da Casa Beoulve, sua própria casa.
Em Mullonde, a sede do poder da igreja, os Templários sob a revolta de Folmarv. Eles capturam o Alto Confessor Marcel Funebris e ordenam que ele revele a localização do Necrohol de Mullonde, uma dimensão do mal necessária para reviver o mestre dos Lucavi. Funebris revela que está em Orbonne, mas as Escrituras de Germonique são necessárias para abrir a porta para a fenda. Embora os Templários prometam salvar a vida do alto confessor, eles o ferem mortalmente.
Folmarv Tengille e seus servos confrontam Ramza e dizem a ele para desistir das escrituras em troca de Alma. Embora ele concorde, os Templários não a libertam e, em vez disso, o atacam e são forçados a recuar. Folmarv revive Zalbaag como uma criatura morta-viva e o envia para matar Ramza. Zalbaag implora a Ramza para matá-lo, e Ramza não tem outra escolha. Quando a treta acaba, eles encontram o alto confessor, quase morto devido aos ferimentos, que lhes diz para onde os Templários estão indo.
O grupo de Ramza se aventura no Necrohol, derrota cada um dos Cavaleiros Templários e chega ao Cemitério de Aeronaves. Folmarv, o último dos Templários, tenta convocar seu mestre usando Alma, mas não consegue. Poucos morreram; então mais sacrifícios são necessários, a verdadeira razão pela qual eles procuraram orquestrar a guerra em Ivalice. Ele se transforma em Hashmal, Portador da Ordem, e ataca Ramza e seu grupo para derramar seu sangue, mas é derrotado. Percebendo que a única maneira de reviver seu mestre é se sacrificar, Hashmal crava suas garras em seu próprio peito e traz Santo Ajora de volta à vida, usando Alma como seu hospedeiro humano.
Saint Ajora é dividido por Alma dentro dela e Alma é libertada. Ajora se transforma em Ultima, o Alto Serafim, o líder dos Lucavi, o capiroto máximo, cujo hospedeiro humano anterior era o próprio Saint Ajora quando este era vivo. A forma original humana de Saint Ajora nunca foi mostrada. Saint Ajora é o fundador da igreja de Glabados de final fantasy tactics. Como se a religião fosse uma “vilã” no mundo de Final Fantasy Tactis, agindo por baixo dos panos para dominar tudo.
Embora o demônio tenha imenso poder, o grupo de Ramza o derrota antes que ele possa devastar Ivalice. Quando Ultima morre, ela libera uma enorme explosão de energia que destrói a área, deixando o destino do grupo de Ramza desconhecido.
Orran Durai comparece ao funeral na casa de Beoulve. Como Ramza é um herege e seu corpo nunca foi encontrado, ele não pode receber um enterro adequado. Após o serviço, Orran vê Ramza e Alma cavalgando em chocobos, lives. Orran escreve uma história desses eventos e do papel de Ramza na derrota de Lucavi, mas a igreja sente o perigo de seu trabalho, o marca como herege e o queima na fogueira. Este trabalho se torna os Documentos Durai que o descendente de Orran, Arazlam, descobre gerações depois. Arazlam, que é o narrador do jogo. Olha que coisa linda.
Delita, agora rei de Ivalice, vai até sua rainha, Ovelia, com flores. Ela corre para ele com uma faca e o fere, por ódio por ter sido usada, mas ele pega a arma e a mata. Delita pensa em Ramza, imaginando qual deles realmente teve sucesso no final.
Embora o final do jogo possa parecer ambíguo, o diretor Yasumi Matsuno confirmou que Ramza está vivo e partiu para outra aventura em um país diferente.
Gostou? Sendo assim, nos siga nas redes sociais: YouTube, Instagram, Discord, Twitch, X e Facebook. Entre no nosso canal de WhatsApp também pra conversar com a gente sobre esse e outros assuntos da cultura pop!