O ano de 2023 marcou a indústria dos games com diversos lançamentos de peso, como Baldur’s Gate 3, Starfield e Resident Evil 4 Remake. Entretanto, não foram só boas notícias que o período trouxe. Até o momento, a indústria vem somando mais de 6 mil funcionários demitidos ao longo do ano.
A informação vem do Gamesbeat, que afirma que mais de 80 desenvolvedoras fazem parte da estatística e vem desligando funcionários durante esses 9 meses. Setembro foi o pior mês no quesito quantidade de trabalhadores que perderam o emprego, 17 empresas demitindo pessoas. Ainda de acordo com o portal, existem companhias que escolhem não revelar suas demissões, o que deve aumentar ainda mais a estatística.
Entre as principais causas, estão a situação econômica atual, maiores custos de produção e uma maior concorrência no mercado. Em primeiro lugar entre as empresas, está a Unity, que demitiu mais de 900 funcionários. Em segundo lugar vem a Epic Games, que anunciou o desligamento de aproximadamente 830 pessoas para esse mês de outubro. Outros destaques são a Microsoft, Amazon, Naughty Dog, Blizzard, Roblox, Embracer Group, EA, Riot Games e Bethesda.
Vale lembrar que a indústria dos games não é a única que sofre com onda de demissões em 2023. Diversas gigantes da tecnologia vem anunciando o desligamento de seus funcionários, somando um total de mais de 1000 empresas.
Por fim, não deixe de acompanhar o Vale Geek para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da cultura pop. Além disso, nos acompanhe também nas nossas redes sociais: Discord, Twitch, Youtube, X, Facebook e Instagram. Tem pra todo mundo!
Veja também