Parece inevitável que o fim oficial da E3, considerada em tempos passados a maior feira de games do mundo, esteja prestes a ser confirmado. Segundo um trecho de um documento divulgado pela Comissão de Turismo de Los Angeles na última quinta-feira (22), as próximas edições do evento programadas para 2024 e 2025 não serão mais realizadas, pelo menos não na cidade californiana, que tem sido o local tradicional da E3 desde a sua fundação em 1995.
Em um relatório fiscal publicado em 12 de junho, foi apresentado um documento que abrange informações sobre convenções ocorridas na cidade nos últimos anos fiscais, a média de ocupação hoteleira e a receita gerada pela realização de eventos que impulsionam a atividade turística local. Um detalhe intrigante na 21ª página do relatório, encontrado em uma nota de rodapé, revela que a Comissão de Turismo de Los Angeles menciona que as projeções para o setor turístico da cidade “levam em consideração o cancelamento da E3 para 2024 e 2025”. Isso sugere que a própria organização do evento já informou à prefeitura que não haverá realização do evento nos próximos dois anos.
Esse documento em questão foi divulgado pelo perfil Wario64, amplamente reconhecido como um dos principais influenciadores no mundo dos jogos, tanto no Twitter quanto no fórum ResetERA.
Organizadora da E3 ainda não oficializou nada
No entanto, em uma declaração enviada ao site VGC, a ESA, responsável pela organização da E3, afirmou que nenhuma decisão foi tomada em relação à E3 2024, mesmo que o documento da Comissão de Turismo de Los Angeles sugira o cancelamento do evento, pelo menos na cidade da Califórnia.
É importante ressaltar que a edição de 2023 já havia sido cancelada pelos organizadores devido à falta de participação das empresas, que optaram por realizar seus próprios showcases, como o da Xbox, o da Ubisoft, o da Capcom e o da PlayStation, ou ainda apresentaram seus jogos durante o Summer Game Fest 2023.
Na época, o novo organizador da E3, ReedPop, afirmou que “[o evento] simplesmente não atraiu o interesse necessário para executá-lo de uma forma que mostrasse o tamanho, a força e o impacto de nossa indústria”.
É possível haver planos para um reboot que envolva a mudança para fora de Los Angeles, onde a E3 é realizada há duas décadas, mas, caso contrário, o futuro do outrora principal evento da indústria de jogos não parece ter salvação.
Falando ao VGC no mês passado, Keighley negou as suposições de que a competição de seu evento rival foi parcialmente responsável pelo cancelamento da E3 2023.
Keighley começou o Summer Game Fest em 2020 após se separar da E3, onde anteriormente realizava seus eventos ao vivo no Coliseum. Na época, ele citou estar “desconfortável” com os planos da organizadora ESA para a E3.
“Acho que a E3 meio que se matou de certa forma”, disse Keighley. “Eu entendo porque as pessoas dizem [SGF matou a E3], mas eu construí o Summer Game Fest porque vi as rodas caindo do vagão da E3. Como alguém que ama essa época do ano… por duas décadas, a E3 fez parte da minha vida desde que eu era um garoto de 15 anos. [Desde] a primeira E3 em 1995, fui a todos os shows. Adorei e definiu o meu verão.” Ele acrescentou: “Foi tão emocionante para mim e foi doloroso ver que começou a desmoronar. Acho que eles tiveram um problema de relevância e também tiveram um problema de participação nos últimos anos. Então, sim, acho que a pergunta é: se não fizéssemos o Summer Game Fest, o que aconteceria? Acho que as coisas teriam realmente se estilhaçado neste verão.
E você, acredita que a E3 realmente chegou ao seu derradeiro fim? Nos conte aqui nos comentários.
Teste o Amazon Prime por 30 dias de graça para assistir vários sucessos de bilheteria pelo Prime Video. Garanta também muitos outros benefícios como, entrega rápida e grátis para todo o Brasil em milhões de produtos enviados pela Amazon. Ganhe mensalmente jogos, conteúdos exclusivos, assinaturas de canais da Twitch, e muito mais.
Por fim, não deixe de acompanhar o Vale Geek para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da cultura pop. Além disso, nos acompanhe também no Discord, Twitch, Youtube, Twitter, Facebook e Instagram!
Veja também
Comments
Comments are closed.