Saiba porque Thor de God of War Ragnarök é tão diferente do MCU e foi inspirado pelo Hulk

Thor de God of War Ragnarök é uma inversão do Thor do MCU?

God of War Ragnarök foi um dos videogames mais esperados desse ano. Com foco na mitologia nórdica, o jogo traz de volta os personagens mais icônicos do folclore e já conhecidos do jogo anterior da franquia como Freya, e novos como Heimdall, Odin e Thor .

Thor, em particular, recebeu grande foco devido ao seu papel significativo no jogo e popularidade na cultura pop. Thor é uma figura de muitas facetas, tanto físicas quanto emocionais. A Variety entrevistou o diretor narrativo Matt Sophos, o diretor de arte Raf Grassetti e o dublador Ryan Hurst sobre como a Sony Santa Monica realizou a construção do deus do trovão do universo de God of War.

Quando o público em geral pensa em Thor, as pessoas provavelmente pensam nos quadrinhos da Marvel ou no rosto de Chris Hemsworth do Universo Cinematográfico da Marvel. Lá, ele é um ser benevolente, mas em God of War Ragnarök, ele é retratado como uma máquina de matar implacável. Sophos diz que essa é exatamente a imagem que foi idealizada do personagem para se encaixar na história que a equipe estava tentando contar.

Thor VS Thor
Thor de God of War VS Thor do MCU.

“Fizemos tudo ao contrário do que a Marvel fez, onde todos os deuses Æsir são os bandidos, e todos os gigantes são os mocinhos”, diz Sophos, sugerindo que os Gigantes de Gelo de Jötunheim foram retratados negativamente no MCU. Ele continua: “Quase tudo o que sabemos sobre a mitologia nórdica, é que os deuses eram muito mais sombrios do que em muitas representações populares, especialmente no MCU”.

O diretor narrativo traz a tona as duas cabras de Thor, Tanngrisnir e Tanngnjóstr. Em um conto, Thor dorme na casa de uma família camponesa e permite que eles comam suas cabras. Desde que nada aconteça com os ossos dos animais, Thor é capaz de ressuscitá-las com seu martelo, Mjolnir, sem problemas. No entanto, quando uma das crianças quebra um dos ossos, a cabra ressuscitada retorna com uma perna traseira manca. Como punição, Thor leva embora os dois filhos da família e os torna seus escravos pela eternidade.

“Sim, na verdade foi assim que eles me contaram a história”, diz Hurst, que dá voz ao implacável deus no jogo. “Eles disseram: Queremos que você interprete Thor. O que você acha das cabras?”

Fontes de inspiração

Hurst explica que uma das principais inspirações para seu Thor foi o xerife Ed Tom Bell, interpretado pelo ator Tommy Lee Jones no filme Onde os Fracos Não Têm Vez.

“Ele era um ser poderoso que carregava grande mágoa consigo, que se manifestava em suas falas”, diz Hurst.

Surpreendentemente, Hurst traz o Hulk como outra fonte de inspiração. Ele diz que ambos os personagens têm quantidades incontroláveis ​​de fúria e raiva, às vezes sem saber para onde direcioná-las. E eles também amam a arte de lutar.

“Há um pouco dessa essência, que vem através do bordão ‘Hulk esmaga’, mas de uma maneira mais camuflada.” Ele continua: “Foi necessário que eu atingisse quantidades sobre-humanas de força, raiva e imprevisibilidade na interpretação”.

Quanto ao design de Thor, a maioria dos deuses Æsir em geral foram criados para serem mais altos que Kratos.

“Sabíamos que ele precisava ser tão impressionante quanto Kratos, se não mais”, diz Grassetti. Tornar Thor tão grande quanto ele é foi tudo sobre ele ter uma presença grandiosa. “Queríamos aquela imagem imponente de Thor. Nós decidimos isso no último jogo quando você viu pela primeira vez um dos filhos de Thor, Magni, que também era grandioso. Você expande isso para o pai, então ele também vai ser grande”, acrescenta Sophos.

Design do deus do trovão

Antes de God of War de 2018, os jogos anteriores da franquia usavam mitologia grega. Grassetti explica que a maior diferença entre projetar deuses gregos e nórdicos é que, historicamente, os últimos não eram tão chamativos. Havia um equilíbrio delicado entre fazer os deuses nórdicos parecerem impressionantes, mas também não vesti-los com armaduras folheadas a ouro.

Ele diz: “Quando desenvolvemos esses deuses, e sabendo para onde estamos indo com a franquia sendo muito mais realista, eles apenas vivem com os mortais. Mas eles ainda precisam se parecer com deuses.”

Uma das partes mais icônicas do design de Thor é sua barriga exposta dentro de sua armadura superior e ombreiras. Isso contrasta com o Thor do MCU, no qual Hemsworth normalmente ostenta abdomens esculpidos. O design inicial do Thor de God of War gerou polêmica entre os que esperavam algo semelhante ao Thor do Universo Cinematográfico da Marvel.

“Reduzi muito da forma gráfica para algo que o identificasse de longe e se tornasse sua marca registrada . Obviamente, a barriga sendo tão icônica para o que ele é, precisávamos garantir que ele se orgulhasse disso”, explica Grassetti.

O que faz Thor se destacar é como ele contrasta com Kratos. Por exemplo, Thor é canhoto enquanto Kratos é destro . Além disso, Kratos pode recuperar seu Machado Leviatã quando ele o joga como um bumerangue, e a arma volta para suas mãos. No entanto, embora Thor possa fazer o mesmo, ele também costuma usar seu martelo como transporte, jogando-o para um destino e depois pulando para lá.

Kratos lutando contra Thor
Kratos lutando contra Thor em God of War Ragnarök.

Ao mesmo tempo, Sophos diz que Thor é um clone de Kratos. Thor acredita ser uma pessoa irredimível, pois fez coisas horríveis, como matar vários gigantes. Da mesma forma, Kratos começou sua nova família depois de matar todos os deuses gregos nos jogos anteriores da franquia.

“Ele está apenas tentando manter o legado que construiu em sua família”, explica Sophos. “Ele está tentando ser melhor, mas no final das contas ele não acredita que possa ser, porque teve Odin como pai, que lhe disse que não poderia ser nada além do que é, apenas uma mera ferramenta para ser usada quando Odin precisa de algo morto.” Ele acrescenta: “E se Thor fizesse uma escolha diferente? Talvez ele não precise ser assim. Se Kratos pode tentar ser melhor, Thor pode tentar ser melhor?

o diretor narrativo está ansioso para ver como os jogadores reagirão ao Thor em God of War Ragnarök, especialmente porque a Marvel já estabeleceu expectativas sobre o personagem.

“Espero que surpreendamos as pessoas de maneira inesperada, mas percebam que não poderia ter sido de outra maneira com o Thor em nosso jogo”, declara Sophos. “Estou muito agradecido por Ryan vir e interpretar esse personagem porque ele dá vida aos personagens que interpreta. – Estou muito animado para as pessoas finalmente comprarem [o jogo] no mundo inteiro”, acrescenta Hurst.

God of War Ragnarök teve seu lançamento em 9 de novembro de 2022 para PlayStation 4 e PlayStation 5. É o nono título da série God of War, o nono em ordem cronológica, e a sequência de God of War de 2018.

Por fim, não deixe de acompanhar o Vale do Pontar para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da cultura pop. Além disso, não deixe de nos acompanhar também na TwitchYoutubeTwitter e Instagram!

 

Fonte: Variety

 

Veja também

https://valegeek.com.br/cultura-pop/4o-filme-de-olhos-famintos-ganha-trailer-dublado/

Autor(a): Pedro Voltera
Publicado em:
Categoria(s): Cultura Pop Jogos

Comments

Comments are closed.