A Riot Games exigiu o desligamento de um servidor de League of Legends (LoL) criado por fãs, chamado Chronoshift. Iniciado há cinco anos, o projeto permite os usuários jogarem uma versão “legado” de LoL de 10 anos atrás. Um dos desenvolvedores do servidor, contudo, acusou a Riot de extorsão contra a equipe apenas para conseguir os códigos de programação de Chronoshift.
Acusação de extorsão contra a Riot Games
Em 24 de abril, o usuário “ChronoshiftDev” publicou um texto no Reddit, no qual disse ter sido contatado por um funcionário do time de segurança da Riot Games. Assim, foi incluido no post um print do e-mail enviado pela produtora de LoL. Um rioter de nome “Zed” pedia para conversar com o responsável pelo Chronoshift em um servidor no Discord.
Na conversa, Zed informa que o departamento jurídico da Riot “não aprova o projeto” . Continuando o rioter disse que “queria encontrar uma solução aceitável para ambos os lados”, sem levar o caso ao tribunal. O desenvolvedor pediu um tempo para chegar ao trabalho e ligar o computador antes de responder.
Logo depois, em tom mais incisivo, Zed deu a entender que a Riot estava observando as conversas da equipe de Chronoshift. Em seguida, o rioter ameaçou processar a equipe, caso eles não entregassem o site chronoshift.dev, o código-fonte do servidor. Assim como todas as “informações identificáveis” trocadas entre os envolvidos.
O print com a conversa completa foi parar no Reddit e alegou que Zed havia tentado extorquir a equipe com a ameaça. Nos comentários do post, a comunidade começou a questionar a veracidade da conversa.
O que a Riot diz sobre o caso?
Em primeiro lugar, a Riot Games reconheceu as mensagens de Zed, mas disse ter ficado “desapontada com o tom da conversa”. A empresa ainda afirmou ter mandado uma carta para a equipe de Chronoshift no dia 27 de abril solicitando formalmente que parassem o desenvolvimento do projeto. Além disso, a empresa esclareceu que essa decisão foi tomada pois a equipe de Chronoshift já havia sido notificada em 2020 no tópico do Reddit em que o servidor foi anunciado.
Por fim, a Chronoshift cumpre as demandas mais recentes da Riot Games e fecharam o servidor. mesmo sem concordar com o processo.
Confira muito mais notícias aqui no Vale do Pontar. Nos siga nas redes sociais e confira nossos vídeos.