“Meus livros não são a bíblia” diz autor de The Witcher em entrevista

Fazem 33 anos desde que o autor dos livros de The Witcher, Andrzej Sapkowski, estreou na revista Polonesa Fantastyka e a saga The Witcher foi lançada pela primeira vez. 

A edição desse mês traz não só Henry Cavill (Geralt) na capa mas também entrevista com Anya Chalotra (Yennefer), Freya Allan (Ciri) e a showrunner Lauren Hissrich AQUI. Ou seja, essa edição está recheada de The Witcher. Agora o autor polonês volta na revista, só porém este é entrevistado por Marcin Zwierzchowski.

Marcin Zwierzchowski: Em relação à visita mencionada no set – quais foram suas impressões?

Andrzej Sapkowski: Fiquei emocionado. Tudo me fascinou lá, até me deixou sem fôlego – e tudo me foi mostrado. Absolutamente decorações monumentais, figurinos, maquiagem, atuação, equipe e técnicos. Pareceu uma grande coisa para mim. Porque realmente foi.

Andrzej Sapkowski
MZ: Voltando aos assuntos da liberdade de criação da adaptação, existem alguns fundamentos da história de Geralt, cuja mudança você discordaria?

AS: Os criadores de adaptações de obras literárias para outras mídias têm o direito de serem criadores soberanos, com direito irrestrito à liberdade criativa. No entanto, no caso específico dessa adaptação, suas idéias podem ser diferentes das minhas. E mesmo quando algumas de suas idéias são diferentes das minhas, e daí? Meus livros não são a Bíblia.

andrzej sapkowski the witcher netflix

MZ: Eu gostaria que você abordasse o ‘lado eslavo’ do mundo de The Witcher, pois o tópico está inflamando os fãs.

AS: “Esse ‘eslávico’ é algo parecido com um mito, pelo qual meus trabalhos estão ‘cobertos’- e eu também. O rótulo de ‘eslavo’ foi dado a mim e ficou assim. Por quê? Que Geralt parece mais eslavo que Conan? Que eu trabalhei algo eslavo na onomástica? Minhas primeiras histórias aderiram estritamente ao cânone da fantasia – e estou pensando no cânone do mundo aqui. Bem, chegaram as traduções e a indústria de fantasia do mundo teve que aceitar um polonês em cujas obras todos os leitores mais inteligentes pudessem identificar frases ‘polonesas’ ou ‘eslavas’. 

Fonte: Redanian Intelligence.

Ansiosos para conferir a série? Esta chega dia 20 de Dezembro na Netflix!

Autor(a): Pedro Voltera
Publicado em:

Comments

No Comments

Deixe um comentário